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  • Foto do escritorNáthalie Siqueira

3 dicas para melhorar o engajamento no Instagram

Atualizado: 17 de jun. de 2019

O Instagram vêm mudando consideravelmente nos últimos tempos. A primeira grande mudança foi a inclusão do algoritmo no aplicativo. O que isso quer dizer? Que antes você recebia as publicações de todas as pessoas que seguia em ordem cronológica, e agora recebe por interesse. Isso mudou muito o engajamento das empresas na plataforma, pois, sejamos sinceros: ninguém têm interesse em receber conteúdo institucional. Depois disso, vieram outras grandes mudanças como a inclusão dos Stories, a aba Explorar e a inclusão de recomendações na timeline.

E agora, como atrair mais pessoas para o seu perfil no Instagram? E como mantê-las fieis ao seu perfil?

Nós trouxemos 3 dicas importantes para ficar de olho e melhorar as suas métricas na plataforma:

Conteúdo é rei. Repitam comigo: Conteúdo é rei. E para isso, voltamos à velha ladainha de: entenda o seu público! E quando falamos isso é importante frisar que o seu público irá se comportar de formas diferentes em plataformas diferentes. Como o seu público se comporta no Instagram? E como descobrir isso?

Primeiro faça uma pesquisa para entender os interesses do seu público, e então procure esses interesses no Instagram. Analise o que outros perfis de sucesso dentro desses interesses fazem, tipo de linguagem que usam, hashtags que mais usam, etc. Você pode tirar ótimos insights de como começar à planejar o seu conteúdo por essa pesquisa. E então, é fazer testes e mais testes. Por exemplo: no perfil Divas Montanheiras que nós cuidamos aqui na agência, nós descobrimos que esse público gosta de fotos brilhantes, limpas, claras, e de preferência com pessoas em ambientes externos praticando algum esporte. A mensagem precisa ser otimista e motivadora, além de descontraída e com emojis variados. Existem palavras específicas do meio esportivo como “Bora” e “Bruta”, por exemplo, que também é muito legal usar no texto e nas hashtags. Analise cada post e entenda como ele está performando, e vá repetindo a fórmula nos próximos.

Hashtags são um ponto importantíssimo do Instagram. Elas podem te ajudar à ser encontrado pelo seu público de maneira eficiente, mas também podem te levar à lugar algum quando usadas sem critérios.

Primeiro: não exagere nas hashtags, mas não use-as de menos. Nós costumamos usar em torno de 20 hashtags por post, sendo que o limite do Instagram é de 30 hashtags. Percebemos que tanto mais quanto menos do que isso faz o post performar muito fraco.

Segundo: não use muitas hashtags genéricas e sempre atualize a sua lista de hashtags. Hashtags genéricas são aquelas que possuem milhões de posts como as instaalgumacoisa, mas a verdade é que ela vai te atrair mais usuários fake e outras empresas. O ideal é usar poucas hashtags genéricas, e mais especificas. E dependendo do seu público, quanto mais específica melhor. Elas podem ter entre 10 mil posts até uns 600 mil posts para ser considerada como especifica.

Terceiro: não use hashtags que não tenham nada a ver com a sua publicação. Se você está postando uma foto de alguém no parque tomando café, não use hashtags de ciclismo, por exemplo. As próprias pessoas passarão a te boicotar por estar entregando um conteúdo inesperado na busca delas.

Nunca, nunca mesmo, edite ou apague uma publicação no Instagram antes de 24 horas. O Instagram irá te penalizar por isso com uma intensa diminuição no seu engajamento nos próximos posts.

Esqueceu daquela hashtag importante ou errou uma palavrinha? Acontece. Amanhã você edita.

Outra coisa importante que mudou recentemente foram os comentários. Primeiro que agora comentários apenas com emojis ou uma palavra não são considerados como engajamento pela plataforma, e isso acontece porque é o que empresas e usuários fakes mais configuram para fazer nas ferramentas de automação. Então o Instagram passou a entender isso como “automático”, e não como alguém realmente engajando no seu post. Segundo: não use mais hashtags nos comentários. Há um tempo atrás as empresas e usuários descobriram essa técnica como uma forma de limpar o post e aumentar o engajamento, porém não demorou para o Instagram cortar o alcance de hashtags usadas nos comentários.


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