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  • Foto do escritorNáthalie Siqueira

4 Técnicas de Vendas pelo Instagram

Atualizado: 17 de jun. de 2019

O Instagram vêm criando mais e mais funcionalidades para as lojas venderem diretamente por ele. Com um engajamento de marca muito maior que o do Facebook (média de 4.1% do Instagram contra 0,7% da outra), é uma rede social que enche os olhos de lojistas. E uma pesquisa nos Estados Unidos mostrou que 84% dos usuários de smartphones usam aplicativos ou buscadores para comparar produtos. Ou seja, o Instagram está seguindo a onda certa, e você precisa estar incluído nessa!

Conteúdos atraentes, mas não esqueça de vender


Nunca cansamos de dizer por aqui, mas vamos repetir: Conteúdo é rei. Seus seguidores não ficarão na sua página apenas pelas suas postagens institucionais, ou seja, precisa de um conteúdo que engaje e entretenha para que eles continuem voltando ao seu perfil, e sua empresa continue relevante. Isso é trabalhar o topo do funil de vendas: o reconhecimento de marca. E é uma parte importantíssima da sua estratégia de vendas.

Mas não podemos esquecer de trabalhar as partes inferiores do funil também. Fazer publicações explícitas de vendas ajuda seu consumidor à lembrar que você é uma marca que vende produtos, e como ele já está engajado com a sua marca pelos outros conteúdos que você criou, estará mais disposto à comprar.

Então, faça promoções que chamem atenção do seu público, poste fotos lindas dos seus produtos, e deixe sempre um meio de compra fácil para ele acessar. Não esqueça de incluir call-to-actions em seus textos e chamadas, ou seja, deixar explicito o que o seu consumidor precisa fazer em seguida como: compre agora, clique aqui, acesse nosso site, conheça nossos produtos, etc.

Use o perfil business

Você é uma marca, portanto use o perfil business. Diferente do que muitos acreditam, o seu engajamento não vai cair por causa disso, mas você terá mais funcionalidades de vendas incluídos em seu perfil, assim como informações sobre seus seguidores e performance de posts.

Agora o Instagram também tem uma opção de loja onde você pode marcar os produtos que vende em suas fotos. Para isso, você precisa ter integração com plataformas de e-commerce como Shopify ou BigCommerce, que criam sua loja no Facebook e Instagram automaticamente, ou criar uma loja em sua página do Facebook manualmente usando o Gerenciador de Negócios. É mais simples do que parece.

Não tem uma página no Facebook da sua marca? Então corre e cria! Todas essas funcionalidades precisam de uma página linkada. Nós entendemos que nem sempre a sua estratégia o levará a usar ambas as plataformas, mas é requerimento do próprio Instagram para criar um perfil business que você o conecte com a sua página do Facebook.

Use os Stories de maneira mais efetiva

Os Stories são uma fonte de conversa e podem ajudar muito com a sua estratégia de vendas. Você pode usá-lo para lembrar seus consumidores de uma promoção que está rolando, ou explicar como funciona o seu produto e mostrar seus benefícios, ou como a sua imaginação decidir fazer.

Os destaques dos Stories em seu perfil também podem ajudar a montar um catálogo, por exemplo, ou separar conteúdos muito interessantes que você posta rotineiramente. Nós fizemos isso com o perfil da Divas Montanheiras, por exemplo. Criamos publicações nos Stories com cada produto e os separamos em categorias nos destaques. Agora eles estão dispostos como um catálogo diretamente no perfil, e o usuário não precisa sair da plataforma para saber tudo o que a marca oferece.

O Instagram é uma rede visual

Lembre-se de criar sempre postagens extremamente visuais. Não é esperado do usuário do Instagram ler a legenda das fotos e vídeos sem que ele seja condicionado à isso. Então, coloque a chamada principal da sua promoção diretamente na imagem, e complete a informação na legenda.

“Ah, Poppy, mas aí o Instagram briga comigo porque tem texto na imagem”. Sim, eu sei, por isso precisamos aprender a burlar (e esquecer de vez em quando) as regras da plataforma. Se vale a pena para você ter texto na imagem, coloque texto na imagem. Não faça disso uma regra, e sim uma exceção rotineira. Na maioria das suas publicações, não coloque texto na imagem, mas quando for necessário passar essa informação à mais para o seu consumidor, use sem medo. Assim você não sofrerá penalizações constantes na sua conta por possuir imagens com texto.



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