Em nosso dia-a-dia vemos muitos trabalhadores autônomos e empresas que têm potencial para utilizar as redes sociais de maneira muito mais eficiente, mas sentem dificuldade em fazer fotos e posts que engajem e encantem seu público. Muitas vezes este problema está na qualidade da foto em si, a grande maioria tiradas com a câmera do celular em momentos curtos e oportunos.
Claro que ter um celular com uma boa câmera já é um grande passo, e quase podemos dizer...um investimento? Mas não adianta ter a melhor câmera do mundo às mãos sem um olhar bem treinado para a montagem da foto! Então preparamos algumas dicas que passamos para os nossos clientes quando estamos preparando-os para gerar seu conteúdo:
1) Usar fotos com pessoas
Seja a pessoa usufruindo do seu serviço, usando o seu produto ou mesmo você fazendo uma brincadeira, trabalhando e interagindo com outros, usar pessoas reais nas suas postagens ajuda o seu público à ver sua marca com olhar mais amigável, além de se tornar mais relevante para a timeline dos seus seguidores. Humanizar a sua marca pode trazer benefícios de longo prazo, criando uma conexão emocional muito mais próxima com seus clientes.
2) Ângulo
Usar suas fotos com ângulos diferentes pode trazer uma visão completamente diferente para seus seguidores. Fotos retas tendem à ser sem graça e perder o foco. Deixar um pouco de angulação no seu produto irá valorizar e também fará parecer que você colocou mais esforço e planejamento na foto (o que não deixa de ser verdade). Mesmo com fotos de pessoas, usar ângulos diferentes valoriza a silhueta, alongando o corpo. Tirar a foto um pouco de cima trará mais foco para o rosto e a expressão.
3) Desfoque e Nitidez
Fotos mais nítidas são mais agradáveis de se olhar, além de ficarem com cores mais vivas, e conseguirmos notar detalhes. Um desfoque no fundo, além de dar um toque profissional lindo à sua foto, pode ser interessante quando se deseja trazer foco para algum ponto específico. Alguns celulares já possuem este benefício, separando o fundo e a frente da sua imagem e trazendo diversas opções de desfoque. O Instagram também tem uma área de desfoque no Editar que deve ser usada com cuidado e parcimônia, pois ela não entende profundidade, apenas cria um desfoque circular ou linear.
4) Utilizar o Editar ao invés de colocar filtros prontos
O Editar do Instagram têm opções que podem ajudar bastante. Nós nunca deixamos de usar Nitidez e Estrutura, além de ajustar Brilho e Contraste, por exemplo, mas lembre-se de não exagerar. A onda dos filtros já passou, e a menos que usá-los tenha um fim muito claro para o seu público, é mais interessante deixar a foto limpa e nítida.
5) Grid
Alguns celulares possuem esse gadget que ajuda muito para tirar fotos: o grid. Se o seu não têm, existem alguns aplicativos que possuem essa função, como o Open Camera. Usar o grid vai te permitir tirar fotos mais centralizadas, ou mesmo entender em que parte da foto você está focando.
Apenas lembrando que essas dicas são padrões, mas para toda regra existem exceções (e no caso das mídias sociais, essas exceções são muito comuns). Estudar o seu público e entender as suas necessidades e preferências ainda é mais importante do que seguir dicas prontas. Abra a página de seus concorrentes, analise com profundidade o que eles fazem e o que dá certo; converse com o seu público, entenda do que eles gostam, e procure feedbacks constantemente.
E claro, qualquer dúvida, sempre estamos aqui para ajudá-lo, basta entrar em contato! :D
Comments