• nathaliepoppy

Mudança de métricas no Facebook?

Atualizado: 17 de Jun de 2019

Esta semana fomos bombardeados por uma mensagem falsa falando sobre possíveis mudanças de métricas no Facebook, então fomos atrás da verdade sobre a notícia.

Esta é a mensagem que recebemos:

Nossa primeira reação: Gesuis, quanta mudança! Mas aí bateu aquela velha curiosidade saudável, e fomos pesquisar. Descobrimos que...não é bem assim.

Então vamos discutir tópico por tópico para entender melhor o que está sendo falado.

MUDANÇA NO CÁLCULO DE VISUALIZAÇÃO DE VÍDEO

Como o próprio texto da mensagem diz: errado e certo. Acontece que o Facebook veio a publico recentemente para avisar que por anos suas métricas de visualização de vídeos eram errôneas e até, pode-se dizer, mentirosas. Acontece que o Facebook fazia uma contagem de visualizações agregadas. Explicando: digamos que você começou a assistir um vídeo no auto play do Facebook, mas logo se cansou, assistindo apenas 1,5 segundos de vídeo. E depois esse mesmo vídeo apareceu na sua timeline, e o auto-play rodou de novo os mesmos 1,5 segundos de vídeo. Pelas métricas do Facebook você assistiu 3 segundos de vídeo, logo contou como uma visualização. Isso gerava um número muito maior de visualizações e somava no tempo total assistido, melhorando as suas métricas, mas na verdade essa pessoa não se interessou nem o bastante para ficar por 3 segundos no seu vídeo. Ou seja, a sua métrica era falha.

Agora, como meio de consertar o erro, o Facebook mudou a sua métrica e as visualizações não serão mais agregadas, então só serão consideradas pessoas que assistiram no mínimo 3 segundos do seu vídeo.

Uma grande diferença para os analistas de mídias sociais, pois provavelmente as suas métricas irão cair, mas serão muito mais realistas. Por isso o custo por visualização vai aumentar, porque uma visualização valerá mais, porém será um valor pago de maneira mais assertiva, pois você poderá ter certeza de que essa visualização realmente aconteceu.

NOVA MÉTRICA: VIDEO PLAYS

Não conseguimos encontrar nada oficial comentando sobre essas possíveis mudanças. Alguns lugares onde encontramos esse texto indicava que as mudanças seriam válidas a partir do dia 26 de Junho, porém até a data de postagem deste vídeo, não conseguimos encontrar essa nova métrica. Sabemos que o Facebook e Instagram vão soltando alterações aos poucos, portanto nossa conta de anúncios pode não ter sido atualizada ainda. Porém, temos que concluir que isso é falso já que nada foi oficialmente declarado ou alterado.

REMOÇÃO DE 3 MÉTRICAS:

De novo não encontramos nada oficial falando sobre essas alterações. A última notícia que tivemos de alterações de métricas foi em fevereiro, quando o Facebook anunciou a remoção de 20 métricas obsoletas, ou seja, ninguém usava.

Em nossa conta de anúncios essas 3 métricas ainda existem. A possibilidade da alteração não ter chegado até nós é real, porém...nada foi oficializado pelo Facebook e não aparece em nenhum grande site de notícias sobre marketing digital e mídias sociais.

Fonte: Facebook Developers

Essa é a fonte incluída nesses textos. O Facebook Developers é um evento oficial do Facebook onde eles anunciam grandes mudanças e tendências. A última edição foi em Maio deste ano em San Jose, California. Como este texto está sendo divulgado agora, não deve ter sido nada declarado no evento. Na página e no site também não têm nenhuma notícia sobre o assunto nas últimas 2 semanas. Portanto, tudo indica que a fonte é falsa.

Conclusão

As fake news nas redes sociais é um grande problema, e parece que essa é mais uma delas. Entramos em contato com a área de relações públicas do Facebook que nos confirmou de que nenhuma mudança de métrica foi anunciada pela plataforma nos últimos tempos. Portanto, a notícia é sim falsa, e essas alterações de métricas não irão acontecer em um futuro próximo.


#mídiassociais #facebook

2 visualizações

Fale com a gente!

(11) 2157 4561

Rua Canhoneira Mearim, 91

Vila Maria, São Paulo - SP

  • Branca ícone do YouTube
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Poppy Digital | São Paulo - SP ​© 2019

Icone-Whatsapp.gif