• nathaliepoppy

5 dicas para você arrasar no português!

Dominar a Língua Portuguesa não é uma tarefa fácil. É só lembrar que o nosso idioma, apesar de lindo, é um dos mais complicados do mundo. Mas como tudo na vida, o necessário para se aperfeiçoar é treinar, treinar, treinar e depois treinar um pouco mais.

E para te ajudar a focar os seus esforços em atitudes que tragam resultados, trouxemos 5 dicas para escrever mais e melhor!

1) Leia mais!

Ler é um ótimo exercício de compreensão da Língua Portuguesa. Livros são extremamente bem revisados e você aproveita para aprender estilos de escrita diferentes.

Falar é mais fácil do que fazer, certo? Criar o hábito de leitura, especialmente quando não foi incentivado desde a infância, pode ser algo desafiador, mas existem alguns hacks para conseguir ler mais.

Tente sempre andar com um livro. Vai pegar aquela fila no banco? Que tal ler algo com mais profundidade ao invés de ficar zapeando no Facebook? O mesmo vale para qualquer outro momento de inatividade que pode surgir no seu dia. Se você estiver com o livro perto, a possibilidade de ler será muito maior, certo?

Descubra o que você gosta de ler. Prefere livros de ficção? Ou talvez biografias? Ou fantasia? Ação? Comédia? Romance?

2) Não dependa do corretor ortográfico

Sim, o corretor pode te ajudar, mas também pode te deixar preguiçoso. E vamos deixar claro: ninguém está dizendo para não usá-lo: apenas deixe o corretor como última etapa, para eliminar apenas errinhos de digitação ou uma ou outra coisinha que passou.

Se estiver em dúvida com relação a alguma palavra, use um dicionário, ou procure no Google a grafia correta. Assim você acostuma o seu cérebro a escrever corretamente, e não sofrerá com maiores problemas para isso.

3) Pare de escrever internetês

Nós sabemos que a linguagem que usamos na internet com nossos amigos é diferente de como escrevemos textos ou até como falamos profissionalmente. O problema é quando as coisas se misturam no seu cérebro e passa a escrever com “vc” e “fds” quando não pode usar esse tipo de gírias. Então o ideal é que você tente escrever sempre corretamente, mesmo quando conversando com os amigos no Whatsapp.

4) Cuidado com as repetições

Repetir palavras é chato. Quando você se repete muito, o leitor fica entediado com as suas repetições e não vai mais ler o seu texto porque ele está muito repetitivo.

Brincadeiras à parte, esse problema é real! E muitos produtores de conteúdo caem na falácia de usar várias vezes as palavras-chave do texto pensando que isso será positivo para o SEO, mas a verdade é que o Google só considera a palavra uma vez, e sua taxa de rejeição alta causada pelo incômodo gerado nos usuários acabará diminuindo o seu ranqueamento. Então use sinônimos o máximo que puder: seus leitores ficarão mais felizes, você terá ainda mais palavras para incluir no Google e seu ranqueamento só irá melhorar!

5) Pesquise constantemente sobre as normas

De tempos em tempos, pesquise sobre as normas da Língua Portuguesa. Assim você evita ficar desatualizado com relação às últimas mudanças e não criar vícios de escrita.

Por exemplo, você lembra quando deve usar mal ou mau? Porque, porque, por que ou por quê? Há ou a? Onde ou aonde? Ideia ainda tem acento? Bem-vindo tem hífen? “A partir de” tem crase?

Assim você vai estar sempre antenado com as últimas novidades do mundo da Língua Portuguesa e tem menos chances de cometer um erro!

Dica Bônus!

Lembre-se que é mais importante passar a mensagem para o seu leitor do que escrever corretamente! Então não precisa seguir a norma culta à risca e correr o risco do seu texto ficar rebuscado demais.

Vamos lembrar que alguns erros nunca serão pegos pelas pessoas comuns, então preocupe-se em manter um bom português e mais ainda em escrever um belo texto com conteúdo maravilhoso!


Fonte: Rock Content | Viver de Blog | Viver de Blog | Google

Fale com a gente!

(11) 2157 4561

Rua Canhoneira Mearim, 91

Vila Maria, São Paulo - SP

  • Branca ícone do YouTube
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Poppy Digital | São Paulo - SP ​© 2019

Icone-Whatsapp.gif