• nathaliepoppy

Branding nas Mídias Sociais

Atualizado: Mar 30

Ao começar um negócio, uma das primeiras preocupações dos empreendedores é com a marca. Criar um logotipo é uma necessidade que surge dessa preocupação, mas muitas vezes é onde o pensamento de marca acaba. E a sua empresa, se preocupa com o seu branding nas redes sociais? Então fica com a gente que no final do vídeo tem umas dicas para você aplicar ainda melhor a sua marca na internet!


Quando montamos uma estratégia de marketing completa, é importante entender o papel de cada plataforma em cada etapa do funil de vendas. E quando estamos falando de mídias sociais, falamos de reconhecimento de marca, expandir o nome do seu negócio pelo mercado e tornar a sua marca relevante.


E nesse processo é importante que as pessoas percebam uma unidade na comunicação da sua empresa. Ah, e quando falamos de comunicação não é apenas de propagandas que estamos nos referindo, e sim ao conjunto completo de interações que a sua empresa pode ter, dentro e fora do seu prédio.

Branding é o conceito da sua marca. É a união de todos os esforços de marketing. Mas o importante para que o seu negócio tenha um branding bem construído é o seu core, o seu propósito, o que a sua empresa é.


Com isso, toda a sua comunicação seguirá uma mesma linguagem. Isso significa que não importa em qual plataforma o usuário te encontre, ele irá reconhecer a sua empresa. Se ele entrar em contato com qualquer canal da sua empresa, a linguagem precisa ser a mesma em todas. Se ele for na sua loja física, a arquitetura precisa conversar com a identidade visual e seus vendedores precisam falar com a linguagem da marca.


Isso é branding. A sua empresa ser uma só em todos os seus pontos de contato.

Nenhuma. O digital trouxe canais a mais para que as empresas se preocupem com a linguagem da marca, mas essa linguagem ainda precisa ser a mesma.


Só que um ponto importante que as mídias sociais trouxeram é que, com a criação constante de conteúdo, as empresas precisam ter uma identidade de escrita e visual ainda mais bem estruturadas, porque o número de peças cresce. Isso significa que toda postagem feita nas páginas do seu negócio precisam se comunicar do mesmo jeito que o restante da sua empresa.

Esse é um dos pontos que mais geram conexão na identidade da sua empresa: como ela se comunica.


Precisa ser definido um tipo de imagem que será usada, elementos gráficos e vetoriais, onde será incluída a marca e como esse logo pode ser aplicado, cores, linhas, etc. O importante é que todas as postagens sigam um mesmo padrão visual que se torne altamente identificável. Se a pessoa estiver rolando o feed de notícias dela e ver o seu post, ela irá identificar de imediato que aquele conteúdo é da sua empresa.


E quando ela ler o seu conteúdo, o jeito como está escrito, as palavras que usa, os emojis que compõem o texto, gírias, chamadas, tudo precisa seguir a mesma linha e estar alinhado. Ou seja, se ela mandar uma mensagem para a sua página, a resposta virá do mesmo jeito, se entrar no site os textos estarão do mesmo jeito, se trocar de plataforma estará do mesmo jeito.

Vamos deixar ainda mais claro como trabalhar o seu branding nas mídias sociais?


1) Defina bem a sua identidade visual, pois será ela que unirá todos os componentes da sua marca. Pense no Itaú com o laranja, o Nubank com o roxinho, a Apple com o minimalismo. Todas as grandes marcas aplicam uma identidade visual extremamente bem construída porque isso gera unidade na comunicação.


2) Por que acima de como. Falar da existência da sua empresa apenas focando no funcionamento do seu produto ou serviço torna o discurso vazio. Ao invés disso, foque na experiência. Mostre que a sua empresa é muito mais do que apenas o seu produto. Por que ela existe? Qual problema ela resolve? Por que ela resolve esse problema? Por que ela é a melhor opção? Aproveite também para mostrar quem é essa empresa. Mostre seus colaboradores, bastidores, eventos, coisas legais que estão acontecendo. Fale do seu mercado no geral. As opções são infinitas.


3) Relacionamento é a base de qualquer branding bem sucedido. Coloque o seu consumidor em destaque dentro da sua empresa, e prepare tudo para conversar com ele. Ou seja, é necessário pesquisar bem antes de construir sua comunicação quem é essa pessoa que você está conversando. O importante é gerar conexão emocional, que o seu público reconheça o seu esforço de se comunicar com ele nos termos que ele colocou.

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