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  • Foto do escritorNáthalie Siqueira

Como escrever um texto de blog

Começar um blog para a sua empresa é uma decisão importante. Vai ajudar no seu SEO, melhorando seu ranqueamento nos buscadores como Google, fazendo seus clientes potenciais te encontrarem com mais facilidade. Também passa mais autoridade e confiança para sua empresa pelo conteúdo mais aprofundado.

Mas a gente sabe que escrever um bom texto de blog não é fácil, então trouxemos algumas dicas para você trabalhar o seu conteúdo da melhor maneira possível!

O ideal é que você tenha um calendário de posts de blog, com os temas já definidos após uma intensa pesquisa de palavras-chaves.


Separe muitas ideias, o máximo que conseguir. Depois, organize essas ideias pelas datas que serão postadas. O ideal é que você consiga um montante de temas suficientes para dois ou três meses de postagens.


A verdade é que se você deixar para decidir o tema no momento em que for começar a escrever, precisará acrescentar ainda mais tempo a esta etapa, dificultando o processo e aumentando a probabilidade de perder o prazo da postagem do texto ou até desistir de escrever por falta de ideias.

Antes de começar a escrever, pesquise outros textos similares e encontre o máximo de informação possível sobre o assunto. Assim você poderá selecionar o que melhor se encaixa com a sua proposta e montar o conteúdo com mais assertividade.


Essa parte é realmente muito importante! Escrever textos direto do seu conhecimento pode ser algo muito complexo. Ah, e guarde as principais fontes da sua pesquisa. Colocar de onde vieram algumas informações em um espaço dedicado para fontes no seu post de blog traz ainda mais credibilidade ao seu texto e mostra o seu esforço para escrever aquele conteúdo.

A pessoa entrou no seu post de blog para resolver um problema. Não demore para entregar a solução.


Textos muito rebuscados tendem a cansar o leitor e mandá-lo embora da sua página. Nessas horas, é importante lembrar quem é o seu leitor e qual o nível de conhecimento dele sobre o que está escrito. Então evite usar palavras muito difíceis ou termos técnicos da área, já que existe uma alta probabilidade de que ele não irá entender.


E atenha-se à informação chave do seu conteúdo. O que o seu leitor foi procurar nesse texto? É isso o que ele quer receber. Um texto muito longo e que foge muito do assunto irá confundir o leitor e não conseguirá passar a informação desejada.

Lembre-se que a pessoa mais importante do mundo é o seu leitor. Por isso você precisa entendê-lo bem. Muuuuuito bem.


Quem é essa pessoa que irá ler o seu texto? Qual o nível de conhecimento dela? Que outros sites e blogs ela costuma acessar?


Por isso aproveite a sua pesquisa de palavras-chave para entender o que o seu público se interessa e de blogs similares para analisar como eles se comunicam com esse público.

Terminou de escrever? Então leia de novo. Tudo faz sentido? Não tem palavras erradas ou erros de digitação? Use o corretor ortográfico do word. Ficou em dúvida sobre uma palavra? Procure no Google.


Esses pequenos erros são compreensíveis, mas tendem a diminuir sua credibilidade e afastar o seu leitor do seu texto. Então procure tomar muito cuidado com a língua portuguesa.


Aproveite também para perceber se o seu texto é de fácil compreensão. Procure por sinônimos de palavras complexas e analise a coerência do texto. Palavras muito repetidas durante o texto não são boas para a leitura nem para o SEO.


E aí, tá mais confiante para fazer o seu blog agora? Quer comentar ou acrescentar alguma coisa? Conversa com a gente aqui pelos comentários!


Fonte: Hotmart

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