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Foto do escritorNáthalie Siqueira

Constância nas redes sociais: qual a sua importância?

Você conhece aquela famosa frase: “quem não é visto, não é lembrado”? No mundo das redes sociais, ela não poderia ser mais exata! Afinal, para que sua estratégia de comunicação traga os resultados esperados, é preciso seguir alguns passos.


Mais do que ter um calendário bem definido, é preciso saber dosar o conteúdo para cada etapa do funil de vendas, passar a mensagem de maneira atrativa ao público e, é claro, manter a constância de postagens!


Embora cada plataforma seja única, manter a frequência de conteúdo, respeitando o horário e dias da semana para cada plataforma, é fundamental para aumentar o seu engajamento. Não sabe como manter a frequência de forma que prenda o público? Calma que a gente te ajuda!


Primeiro, em uma estratégia, toda marca precisa garantir que 80% de suas postagens sejam conteúdos informativos, agregadores e atrativos. Os outros 20% são reservados para produtos, vendas, promoções, etc.


Isso acontece porque o público que visita o seu perfil quer estar informado sobre determinado segmento. Portanto, independente da sua área, o marketing de conteúdo deve estar muito bem alinhado com as demais estratégias.


Além disso, na hora de montar uma estratégia, há alguns pontos a serem analisados. Os principais são:

  • Quais conteúdos serão publicados em cada rede social?

  • Como meu público se comporta em cada uma delas?

  • Quantas vezes por dia ou semana terá postagens?

  • Quais dias e horários são os melhores para o engajamento?

  • Qual será o conteúdo dos seus posts? Terá mais imagens ou vídeos? Os textos serão longos ou curtos?

  • Quais datas comemorativas você poderá aproveitar para gerar conteúdo?

Para que você responda a todas essas perguntas e compreenda a frequência necessária para manter um bom engajamento, é preciso que você analise cada plataforma de maneira única.

Qual é a frequência ideal para cada rede social?


A frequência é um elemento mega importante dentro das estratégias das redes sociais, pois gera band lift, ou seja, amplia o interesse pela marca. Contudo, como falamos, cada rede social possui as suas particularidades e pede uma frequência diferente. Veja as principais a seguir:

Facebook

Embora a recomendação para quem tem uma página no Facebook seja postar duas vezes ao dia, esse número pode variar de acordo com os seus objetivos e tamanho do negócio.


Por exemplo, se você deseja aumentar o engajamento por publicação, postar um número menor de conteúdo é o ideal. Afinal, o número total de cliques será maior com uma grande quantidade de posts, contudo, o engajamento em cada um tende a diminuir.


Além disso, a mídia paga, os hacks para aumentar o engajamento do público, o modo de divulgação e a criatividade do seu texto são variáveis que podem alterar esses números, pois enriquecem a sua estratégia.


Instagram

Embora uma publicação por dia seja o suficiente, você pode publicar até três conteúdos no mesmo dia desde que eles sejam relevantes e variem o formato entre imagens e vídeos.


Assim como o Twitter, você também pode fazer uso de hashtags para melhorar o alcance do seu conteúdo. Como é uma rede social que valoriza a imagem, as suas fotos devem estar com uma qualidade perfeita e o feed organizado.


Instagram Stories

Além de permitir uma baita liberdade criativa, os stories do Instagram aumentam o alcance da sua marca e atraem mais seguidores!


Com ele, é possível tirar fotos, gravar vídeos, inserir stickers, hashtags, enquetes, filtros e o que mais o seu coração mandar! O ideal são 3 posts diários em horários distintos. Contudo, cada conta possui um horário em que os usuários estão mais ativas, você deve perceber quais são os seus e montar uma estratégia a partir daí.


Twitter

Com certeza, essa é uma das redes sociais mais frenéticas que existe. Devido a grande quantidade de tweets, o ideal é postar de 3 a 5 tweets por dia ou um a cada 20 minutos.


Algumas das estratégias mais comuns para ganhar visibilidade nesta rede social são: utilizar hashtags, republicar postagens após cerca de doze horas, interagir com seguidores, produzir conteúdos compartilháveis, retweetar menções interessantes ao seu perfil, postar nos horários de grande audiência do seu público e, dependo do ramo de atuação da sua empresa, realizar cobertura de eventos.


LinkedIn

De acordo com o Social Media Trends de 2017, o LinkedIn é a terceira rede social mais utilizada pelas empresas. Portanto, se você quer aumentar o seu networking e se tornar referência na sua área de atuação, você precisa estar presente nessa rede social!


Diferente das outras redes sociais, o LinkedIn não demanda tantas postagens para atingir o engajamento desejado. Segundo a própria plataforma, a frequência ideal é de 20 posts por mês, o que resulta em uma publicação a cada 36 horas.


Portanto, não foque tanto na quantidade e sim na qualidade. Por ser uma plataforma com objetivos profissionais, o seu conteúdo deve ser voltado a assuntos institucionais e a temas relevantes ao seu público-alvo. Seguindo essas dicas, você poderá atingir até 60% do seu público!


Youtube

Como o processo de criação e edição de um vídeo demanda mais tempo, o ideal é uma postagem por semana. Ela deverá ser postada sempre no mesmo dia e horário para que o seu público possa se programar e, com o tempo, criar o hábito de acessar o seu canal sempre no mesmo dia.


Pinterest

Devido a grande quantidade de conteúdo presente nesta rede social, para que a sua empresa seja notada, é preciso muita dedicação! Um usuário comum tende a compartilhar cerca de 18 pins (publicações) por dia, portanto, é mais ou menos essa quantidade que sua empresa deve postar diariamente.


Também é essencial que você invista em boards (pastas) e no compartilhamento de pins. Eles farão com que você apareça nos resultados mais recentes nas buscas dos usuários e no feed de quem te segue.

Melhores horários para postar


Além de entender a frequência das postagens, você precisa compreender quais horários o seu público costuma estar on-line. Afinal, não adianta nada você postar algo que não será visto, né?


Embora esse horário se altere de acordo com a rede social, e até mesmo o setor do mercado em que sua empresa está inserida, há alguns horários globais que costumam funcionar. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sprout Social, os horários em que as pessoas ficam mais ativas nas redes sociais são os seguintes:


Facebook:

  • O melhor dia da semana para postar no Facebook é quarta-feira das 11h às 14h;

  • O pior dia é sábado, pois geralmente as pessoas saem para algum lugar;

  • Domingo é o dia com o pior engajamento;

  • Os melhores horários para postar durante a semana são das 9h até às 15h;

  • Se o seu objetivo é engajar, o período de 17h às 19h e horários perto da manhã costumam funcionar.

Instagram:

  • Sexta-feira é o melhor dia para postar no Instagram;

  • Os horários mais seguros para postagens vão de terça à sexta, das 9h às 18h, visto que as pessoas costumam olhar o celular antes e depois do serviço;

  • Os melhores horários para postagem são quartas, às 11h, e sextas, das 10h às 11h;

  • Domingo é o pior dia para engajamento.


Twitter:

  • Quartas-feiras e sextas-feiras são os melhores dias para postar, principalmente no horário das 9h;

  • Nos dias da semana, os horários mais seguros são das 9h até às 13h;

  • Sábado costuma receber menos engajamento. Contudo, continua um número alto pois se trata de uma rede social em que as pessoas comentam a respeito da sua vida o tempo inteiro;

  • Durante as madrugadas, o índice também costuma crescer, principalmente porque é o horário em que os usuários costumam twittar a respeito de um filme ou programa que estão assistindo.

LinkedIn:

  • Quartas e quintas são os melhores dias para postar, principalmente nos horários comerciais;

  • O melhor horário para postar é das 8h às 10h, na quarta-feira;

  • Domingo é o dia em que há menos engajamento;




Com essas informações, você já pode começar a montar a sua estratégia de marketing digital.


Contudo, caso queira uma análise mais detalhada a respeito do comportamento do seu público, recomendamos o uso do Google Analytics, Instagram Analytics, Facebook Insights e entre outros - pois eles darão relatórios mais aprofundados a respeito de cada plataforma.


Além disso, para que você consiga manter essa frequência de postagem, é preciso realizar um planejamento bem estruturado, com agenda de postagens e calendário editorial. Mas, não vai seguir essa programação durante apenas uma semana e depois postar semana sim e outra não, hein. Mantenha a frequência!


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