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Como Utilizar o Dia das Crianças na sua estratégia de Marketing

Foto do escritor: Náthalie SiqueiraNáthalie Siqueira

Atualizado: 10 de fev. de 2023

O Dia das Crianças é a 6ª data comemorativa que mais vendeu em 2020. De acordo com o levantamento feito pela Ebit Nielsen, apenas no ano passado, esse dia proporcionou um faturamento de R$ 2,4 bilhões e um tíquete médio de R$402.


Isso porque, nos últimos anos, até mesmo as empresas que não trabalham diretamente com o setor infantil estão investindo em estratégias de marketing digital para melhorar o alcance de sua marca.


Como o planejamento é a chave do sucesso, trouxemos algumas estratégias e inspirações para que você possa aproveitar as oportunidades que o Dia das Crianças traz à sua empresa. Neste texto você verá:

  • Principais estratégias de marketing para vender mais;

  • Cuidados ao abordar essa data nas suas estratégias;

  • Propagandas mais criativas.

Assim, além de conhecer o que as principais empresas estão fazendo, você poderá criar estratégias mais centradas e criativas. Bora lá?


Principais estratégias de marketing para vender mais:


Com certeza, a infância é a melhor fase da nossa vida. Afinal, além da liberdade de poder errar sem medo, ainda há a falta de preocupações, boletos e confusões referente ao futuro. É uma época mágica que merece estratégias tão extraordinárias quanto.


Por isso, além de ser MUITO criativa, a sua empresa precisará compreender as necessidades do seu público e inovar em suas soluções. Veja as principais estratégias a seguir:


Se Planeje com antecedência:

Como dissemos no começo deste texto, o planejamento é a melhor chave para o sucesso. Para que tudo esteja alinhado, é essencial que você pense em quais estratégias pretende desenvolver, onde e como. Cada uma demanda recursos e tempos distintos, por isso, se planeje!


Crie promoções ou eventos:

Com o planejamento pronto, você já pode começar a pensar em possíveis descontos especiais, promoções, personalização do site e até mesmo a adesão de frete grátis. Já foi comprovado que o valor do frete é um dos principais motivadores na hora da compra online, sendo que pedidos com frete grátis aumentaram 41% no ano passado.


Além disso, dependendo do segmento da sua empresa, você também poderá organizar eventos onlines ou presenciais - desde que tome os devidos cuidados à prevenção do coronavírus. Assim, você poderá promover atividades direcionadas às crianças e aumentar o alcance da sua marca de maneira divertida!


Aproveite as oportunidades do Google:

Todo ano, as buscas por “Dia das Crianças” aumentam em outubro, oferecendo ótimas oportunidades para que a sua empresa aumente o tráfego do site, divulgue a marca e aumente as oportunidades de venda.

Interesse por tempo de acordo com o Google Trends


Por isso, invista em marketing de conteúdo. Além de ser o melhor jeito da empresa aparecer nas buscas do Google, as pessoas ficam mais abertas para a compra quando leem um conteúdo de qualidade. Caso esteja sem ideia, falar sobre lugares para passear ou dicas para presentes, pois sempre dá certo!

Assuntos mais pesquisados ligados ao Dia das Crianças segundo o Google Trends.


Crie anúncios segmentados:

Ao segmentar o anúncio, você poderá alcançar mais gente em diferentes momentos da compra. Por exemplo, para os indecisos, escolha palavras-chaves mais abrangentes como “presente para dia das crianças”.


Já os que já sabem o que comprar, você pode direcioná-los aos seus produtos ou serviços por meio de palavras como “roupas na promoção dia das crianças” ou algo mais direto. Assim, você conseguirá orientar os seus anúncios para que eles fiquem em destaque como sugestão de compra para o usuário.


Entre na nostalgia das redes sociais:

Fala a verdade, tem sentimento mais gostoso do que o de ver fotos antigas e relembrar de momentos especiais? A nostalgia, presente nessa ação, é um dos sentimentos mais poderosos que você pode utilizar nas suas estratégias, principalmente no Dia das Crianças.


Aproveite esta época em que as pessoas estão mais nostálgicas para divulgar a sua marca e engajar o público, as ações que deram mais certo ao longo dos anos foram: Incentivar a troca de imagem de perfil por personagens infantis ou de quando era criança; participar de hashtags ligadas ao tema; postar fotos dos funcionários da empresa de quanto eram crianças; criar uma semana de posts temáticos baseados em memórias; ou realizar concursos ou enquetes nos stories.


Faça uma Landing Page de pré-venda:

Criar uma Landing Page de pré-venda é essencial para conhecer as especificidades e preferências do seu público. Afinal, as pessoas não compram a mesma coisa para uma criança de 3 anos para uma de 7 anos.


Portanto, com esses dados, você poderá enviar campanhas de Email Marketing mais segmentadas, melhorando as suas métricas e chances de venda.


Ofereça brindes especiais:

Os brindes são a melhor forma de reter um cliente e manter a imagem da sua marca no imaginário do público. Além disso, ele pode ser tanto para as crianças quanto para os pais, o importante é produzi-lo com antecedência. E lembre-se, muitas marcas terão a mesma ideia que você, então seja criativo!


Cuidados ao abordar essa data nas suas estratégias

A infância é uma fase extremamente delicada, pois é um momento em que estamos nos descobrindo como pessoas e formando a nossa personalidade. Desta forma, para evitar que anúncios passem os valores errados, o Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária (Conar) criou uma série de restrições no marketing para o público infantil. Veja as principais a seguir:

  • É proibido o merchandising em programas voltados para crianças e o uso de personagens infantis para atrair a atenção das crianças;

  • É proibido o uso de linguagem imperativa, como “compre”, “use”, “seja” e entre outros, visto que pode ser prejudicial à criança que ainda não possui opiniões formadas sobre o peso das decisões;

  • No estado de São Paulo, são proibidos os comerciais que divulgam bebidas ou comidas de baixo valor nutritivo para crianças;

  • É proibido incluir conteúdos que desvalorizem a família, escola, vida saudável, proteção ambiental ou que contenham qualquer tipo de preconceito racial, religioso ou social;

  • É proibido apresentar a publicidade em formato jornalístico, pois pode confundir o público;

  • Os anúncios não devem mostrar crianças e adolescentes em situações perigosas, ilegais ou condenáveis, uma vez que podem influenciar em seu comportamento;

  • É proibido estimular o consumismo, dando a ideia de que uma crianças pode ser superior às outras por ter posse de determinado produto;

  • Não é permitido desmerecer o papel dos pais e educadores como orientadores para ter hábitos mais saudáveis, ao apresentar produtos que substituem refeições;

  • É proibido difundir o medo nas crianças, as expondo a situações perigosas ou que simulem constrangimento por não poderem consumir determinado produto ou serviço.


Propagandas mais criativas

Em qualquer data comemorativa, você pode abordar o tema de diversas maneiras. Como o dia das crianças é, em si, uma data nostálgica repleta de fantasia, você pode arriscar na criativa sem medo. Veja a seguir as propagandas mais criativas ao longo dos anos:


Bradesco: O que você sempre quis aprender, mas nunca conseguiu?

Trata-se de uma campanha diferente das demais, pois coloca o adulto como público-alvo. Em um vídeo que aquece o coração e aumenta a esperança de qualquer um, o Bradesco mostra a importância de manter o espírito infantil mesmo depois de adulto. Afinal, nunca é tarde demais para deixar o medo de lado e experimentar as coisas como se fosse a primeira vez.


E aí, você tem conversado com a sua criança interior?

Carrefour: Um mundo melhor se cria junto

Em um vídeo mega emocionante, o Carrefour mostra a importância de se deixar ser criança. Por meio de muita fofura e representatividade, a rede de supermercados nos ensina a importância da criatividade, imaginação, troca, diversidade e memória afetiva em uma boa campanha para o Dia das Crianças.


Sem desrespeitar os limites legais, ele coloca a criança como protagonista e nos faz refletir sobre tudo o que gostávamos de fazer quando estávamos nesta idade.

Hinode: Sinta a beleza de cada criança

Com a trilha de fundo cantada por crianças, a Hinode parte da visão dos pequenos sobre o seu dia a dia e sobre elas mesmas. Apesar do clima mágico inerente à data, a campanha é direcionada aos adultos, os convidando a viver a realidade das crianças.

Indústria Brasileira de Bebedouros (IBBL)

Nesta campanha, a Indústria Brasileira de Bebedouros (IBBL) conscientiza as pessoas a respeito da importância da água. Em nenhum momento há a venda de algum produto ou serviço, a empresa apenas ressalta a função da água na nossa saúde e no meio.

Embora seja simples, a IBBL soube usar muito bem esta data para nos lembrar de uma causa importante. Além disso, com um discurso divertido e totalmente feito por crianças, o vídeo é bem diverso, alcançando grande parte do público.

Gol: O Cata Nuvem

Quem nunca se perguntou qual seria o gosto das nuvens, hein? Nesta campanha super criativa, a companhia aérea - Gol - embarcou nessa dúvida universal e ofereceu a oportunidade às crianças de voarem e responderem a esta pergunta! O “Cata Nuvem” é uma máquina capaz de “sugar” as nuvens do céu e armazenar no dispositivo. Super criativo, né?

Renner: Dia dos Fuzarkas

Com certeza, essa foi uma das campanhas que mais fizeram sucesso na época, principalmente devido ao comercial cômico. Nele, o locutor que apresenta a promoção é interrompido a todo momento por crianças impacientes que querem ver os seus brindes.


A ideia da promoção é simples: A partir de uma quantidade X de roupas, os pais poderão levar um brinquedo para os pequenos - os quais mostram a impaciência inerente a idade no comercial, o deixando real, engraçado e leve.

Kopenhagen: Cozinhar em família

Na campanha “Cozinhar em Família”, a Kopenhagen focou sua estratégia em estimular as boas experiências entre pais e filhos.


Para isso, a empresa criou peças para o Youtube, Instagram e Facebook. Além disso, também fez uma parceria com os canais de televisão Universal e GNT para veicular mensagens que estimulassem a aproximação entre pais e filhos por meio da culinária.

Além disso, a fim de aumentar as suas vendas, a empresa lançou o tablete ao leite com três embalagens diferentes. Este produto pode ser usado nas receitas mostradas no vídeo produzido com o chef Rodrigo Oliveira - conhecido na mídia por ser próximo a família e reunir os filhos para preparar receitas. Veja a campanha a seguir:

 

De qualquer forma, o consumo online aumentou muito durante a pandemia. Portanto, mesmo que a sua empresa não esteja totalmente ligada a esse público, vale a pena investir em ações de marketing digital e aproveitar a nostalgia da data para cativar mais clientes. Afinal, todos nós precisamos soltar a nossa criança interior de vez em quando!


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