• nathaliepoppy

Engajamento: a métrica mais importante

De acordo com o site Significados, “Engajar é um verbo na língua portuguesa, referente ao ato de participar de modo voluntário para algum trabalho ou atividade.” Nos dicionários, o termo engajamento vem muito relacionado à guerra, ao engajamento de soldados.

É muito comum o marketing se apropriar desse tipo de termo. Quando falamos de engajamento, estamos falando dos soldados da marca, aqueles que estão sempre lá por ela, que se engajaram com o conteúdo e ainda mostraram ele para outras pessoas.

Engajamento é o quanto aquele conteúdo envolveu o seu usuário o bastante para que ele tome alguma ação. Pode ser uma reação, um comentário, um compartilhamento, clique no link, etc.


Para calcular o engajamento nós dividimos o envolvimento, ou seja, o número de ações tomadas naquele conteúdo, pelo alcance, ou seja, o número total de pessoas engajadas. Mas esse ainda será apenas mais um número se não houver metas e expectativas.


Por exemplo, se você postou um vídeo, a sua principal métrica será de visualizações, certo? Mas aí existem as visualizações de 3 segundos, 15 segundos, 10 minutos, etc. Se você apenas calcular o engajamento pela fórmula anterior, você estará incluindo no seu engajamento pessoas que assistiram o seu vídeo por qualquer tempo, que só clicou play no vídeo e logo em seguida parou, quem só reagiu a ele porque o nome era bonitinho, etc. Ou seja, nesse caso o ideal é você analisar o seu engajamento por relevância de ação. Qual foi o engajamento das pessoas para assistir 15 segundos do vídeo? E 10 minutos? Aí sim você terá uma métrica mais apurada.

Porque ele mostra o quanto o seu público se interessou nesse conteúdo que você publicou na internet e indica como deve seguir a sua estratégia de redes sociais.


Um conteúdo que teve baixo engajamento precisa ser revisto. Ele não agradou ao seu público, que preferiu não se envolver com ele. Será que foi a arte? O texto? Faltou emoji? É neste momento que surgem as oportunidades de fazer testes para descobrir como melhorar esse tipo de conteúdo, ou rever sua estratégia e realmente cortar esse tipo de conteúdo do seu calendário editorial.


Um conteúdo que teve alto engajamento merece ser analisado para procurar perceber por que deu certo. Depois de analisar, você cria conteúdos semelhantes, e começa a fazer testes para entender que aspecto desse conteúdo mais chamou a atenção do seu público.

O engajamento também pode te ajudar a perceber postagens que merecem mais investimento financeiro. Se aquele conteúdo está se mostrando positivo, tente colocar um pouco de dinheiro nele e veja como o público fora da bolha da sua página reage a ele.

Bem...adianta. Ainda indica que o seu conteúdo está sendo muito relevante para o público. O problema é não entender todos os outros detalhes sobre o seu conteúdo.


Por exemplo: qual o retorno que esse conteúdo está te dando? Qual era o objetivo desse post? Que tipo de engajamento estamos tendo? É realmente o público certo que está chegando à sua página?


Também é necessário ter análises de que tipo está sendo o seu engajamento. Imagina que o seu post está cheio de reações de triste e raiva e muitos comentários negativos. Esse engajamento não foi nada bom e precisa ser analisado por que isso está acontecendo. Ou o contrário: muitos amei, haha, comentários dizendo coisas positivas sobre a sua empresa e o seu conteúdo. Engajamento positivo! Analise o que a sua empresa está fazendo certo e continue investindo nisso.


Então, só engajamento por engajamento torna-se só métrica de vaidade. É preciso ter análise e estratégia.

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