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  • Foto do escritorNáthalie Siqueira

Fazendo conteúdos diferentes para Facebook e Instagram

Atualizado: 17 de jun. de 2019

Facebook e Instagram são plataformas muito diferentes. Enquanto o Facebook trabalha com conteúdos mais aprofundados e a legenda tem grande importância, o Instagram é extremamente visual, deixando os textos em segundo plano.

E apesar do público das duas plataformas serem muito semelhantes, sendo o Instagram um pouco mais elitizado e jovem, o que o público espera de conteúdo em cada espaço é muito distinto.


O conteúdo do Instagram é muito mais próximo do consumidor, já que a diferença de perfil pessoal e business não é muito grande para o público. Vende mais lifestyle, raramente trabalha conteúdos que não são autorais, e a única maneira de usar conteúdo de outros é fazendo reposts. Tanto que o Instagram é um grande causador de depressão e baixa auto estima entre os jovens.


Já no Facebook o seu conteúdo precisa de destacar mais do que o visual, então tendemos a fazer mais brincadeiras, trabalhar mais com memes, e conteúdo de qualidade, trazendo dicas e informações relevantes. Conseguimos compartilhar postagens de outras páginas e perfis, podendo trabalhar conteúdos que não foram criados por nós, mas usando o seu hype. Mas como a diferença entre perfil pessoal e página são muito grandes, crescer no Facebook exige mais tempo e dinheiro.


Mas considerando todas essas diferenças, é necessário trabalhar conteúdos diferentes para cada plataforma?


O recomendado, é claro, é trabalhar conteúdos únicos para cada plataforma, mas sempre existe a sua estratégia de marketing para contradizer a regra.


Por exemplo, se a sua marca, seu público e o seu tipo de conteúdo se enquadram perfeitamente no Instagram, e mais ou menos no Facebook, não tem problema fazer o mesmo conteúdo para as duas plataformas. Nós chamamos isso de Facebook Espelho. É bem mais difícil o contrário, onde o seu conteúdo se encaixa perfeitamente para o Facebook, mas mais ou menos para o Instagram, porque os formatos e visuais do Facebook raramente se encaixam bem no Instagram, mas claro que pode acontecer.


Se decidir fazer o mesmo conteúdo, lembre-se de tomar alguns cuidados.


Instagram usa hashtags. Facebook não. Então essa dica vai para quem posta no Instagram e compartilha direto para o Facebook: vá para a sua página e edite a publicação, tirando as hashtags.


Facebook pode usar links na postagem. Instagram não. Sempre que precisar de links, mude o texto da postagem do Instagram avisando que o link está na bio.


Instagram usa fotos de alta qualidade, enquanto no Facebook conseguimos trabalhar com layouts mais elaborados. Se for fazer uma postagem no Facebook que use uma arte, procure fazer uma diferente com menos elementos para o Instagram.


Se for compartilhar algo no Facebook, recomendamos não usar no Instagram. Sim, nesse caso você ficaria sem post no Instagram mesmo. Mas se você quer muito colocar esse conteúdo no Instagram também, não esqueça de dar os devidos créditos ao criador do conteúdo.


Concluindo:


Ainda que trabalhe o mesmo conteúdo, sempre será necessário fazer ajustes para cada plataforma.



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