top of page
  • Foto do escritorNáthalie Siqueira

Filmes e séries para aprender mais sobre marketing

Se tem uma coisa que brasileiro AMA é ver um filminho para descansar a mente e fugir um pouco da realidade. Com o intuito de juntar o útil ao agradável, separamos uma lista com 6 filmes e séries sobre marketing digital, para que você possa descansar e aprender. Bora lá?


Chef (2014)

Com muito tempero, tretas e diversão, o filme Chef acompanha a história de Carl Casper (Jon Favreau), um renomado cozinheiro que perde o emprego após se envolver em uma baita polêmica virtual com o crítico gastronômico que havia detonado o seu trabalho.


Desempregado e com a imagem afetada, o cozinheiro resolve arriscar e abrir um food truck. E graças as suas invenções culinárias e a postagens divertidas nas redes sociais, Carl consegue converter a fama negativa em positiva. Uma super aula de marketing digital, afinal, nessa área é preciso se reinventar a todo momento e usar boas estratégias.


Além dessas lições, o filme ainda destaca a importância do empreendedorismo, de seguir os próprios sonhos e entender o que nos move. Sem contar com o elenco arrasador, né minha gente, com Robert Downey Jr. (sem a armadura) e Scarlett Johansson, nossa eterna viúva negra.


The Circle (2017)

Quem atua com marketing digital precisa compreender muito bem as transformações que estão ocorrendo no mundo e nas relações de consumo. Pautada pela promessa de uma liberdade extrema e um cenário futurístico, é exatamente isso que The Circle aborda.


O filme acompanha a trajetória de Mae Holland (Emma Watson), uma jovem que acaba de conseguir um emprego em uma grande empresa responsável por reunir dados de pessoas, relacionar suas informações com o serviço de email, compras realizadas e outros detalhes da vida privada.


Debates sobre privacidade circulam o longa, principalmente quando o assunto são redes sociais. Para os profissionais de marketing, é um ótimo filme para refletir sobre o futuro da profissão, que está em constante mudança.


E embora haja críticas a respeito da forma como o longa aborda temas tão complexos e atuais, vale a pena dar uma conferida, acompanhar as discussões e matar a saudade do Tom Hanks e da nossa bruxinha favorita, Emma Watson.


A vida e a história de Madame C. J. Walker (2020)

A nova minissérie da Netflix acompanha a história de Madam C.J. Walker (Octavia Spencer), uma empreendedora nata que, em um período que as mulheres eram diminuídas a trabalhos domésticos, resolve criar a sua própria linha de produtos capilares e cosméticos para mulheres negras. Afinal “hair is power”.


Mas como nada nessa vida são flores, muita coisa dá errado antes de Walker se tornar a primeira mulher milionária dos Estados Unidos a conquistar a sua fortuna. E, apesar de se tratar de uma série que se passa em uma época diferente, ela aborda assuntos super atuais como autoestima, empreendedorismo feminino, relacionamentos abusivos, feminismo, colorismo e sexualidade.


Sem contar que é uma baita história de superação, né. Que ao mostrar todo o caminho percorrido pela empreendedora, dá vários insights maravilhosos sobre estratégias e marketing.


House of cards (2013 - 2018)

Após o congressista norte-americano, Frank Underwood (Kevin Spacey), ser traído pelo presidente que ajudou a eleger, ele inicia um plano mirabolante para derrotar os adversários políticos e conquistar a presidência dos Estados Unidos.


Nessa jornada, ele conta com a ajuda de sua esposa, de uma jornalista e de um outro político com problemas de alcoolismo. E além de ser uma baita aula sobre política e sobre a influência do poder nas pessoas, há diversos ensinamentos sobre marketing digital.


Por meio da jornada de Underwood, entendemos que é fundamental construir a confiança com seu público de interesse e usar canais digitais para conhecer o que eles desejam. Só assim você poderá elaborar a melhor oferta de valor e tornar as mensagens certeiras.


E para melhorar, há lições sobre como investir no relacionamento com clientes e sobre como é fundamental estar em todos os lugares, pelo celular é claro rs. Enfim, é uma trama super intensa e amarradinha que você não irá se arrepender de ver!


O negócio (2013-2018)

O Negócio é uma série brasileira que acompanha a vida de Karin (Rafaela Mandelli), Luna (Juliana Schalch) e Magali (Michelle Batista). “Profissionais do prazer” que, por meio de estratégias de marketing, revolucionam uma das profissões mais antigas do mundo e se tornam mulheres de negócios.


Além de ser uma série repleta de entretenimento, ela passa diversos insights de como alavancar os serviços e melhorar qualquer empreendimento, mas só veja se você for maior de 18 anos, hein.


Um senhor estagiário (2015)

Se você quer aprender e dar boas risadas, um senhor estagiário é o filme perfeito! O longa acompanha a trajetória de Ben Whittaker (Robert De Niro), um aposentado de 70 anos que vê no estágio uma forma de se reinventar. No entanto, trabalhar com Jules Ostin (Anne Hathaway), criadora do mais novo e bem-sucedido site de venda de roupas, pode não ser uma tarefa fácil.


Além de retratar de uma forma descontraída o choque de gerações, o longa expõe as dificuldades que uma mãe e mulher de negócios enfrenta, mostra o dia a dia de uma startup e a relação do cliente com e-commerce. Entre os ensinamentos essenciais para o marketing digital estão: trabalho em equipe, delegação de tarefas, saber controlar o tempo e aprender com as diferenças.

 

Gostou das dicas de filminhos para assistir e aprender sobre marketing? Achou que ficou faltando algum filme aqui? Comenta aqui que filmes te ajudaram a aprender mais sobre essa área fascinante!

137 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page