Montar uma estratégia de marketing que traga os resultados esperados para a sua empresa exige muito esforço e conhecimento. Quando nos deparamos com orçamentos limitados e equipes enxutas, como na maioria das empresas brasileiras, aplicar um bom planejamento de marketing pode ser complicado.
E na discussão sobre como fazer mágica com esses empecilhos, temos a briga entre o offline e o online. Qual é o ideal para focar os investimentos?
Para tomar essa decisão da maneira mais acertada, é importante conhecer a fundo cada um dos métodos, suas vantagens, desvantagens e custos.
Quando falamos marketing digital, queremos dizer toda a estratégia de comunicação de uma empresa baseada em meios digitais. Pode ser criação de conteúdo nas redes sociais, blog, site, aplicativo, Facebook Ads, Google Ads, entre muitas outras mídias.
Vantagens:
• Alcance sem barreiras: nos meios digitais, é possível atingir pessoas de todas as idades (umas mais, outras menos, mas todas) e todos os lugares que tiverem acesso à internet (que hoje já cobre 90% do Brasil e 75% do mundo).
• Alta possibilidade de segmentação: definir com mais precisão quem é o seu público ajuda a gastar menos por resultado e fazer anúncios ainda mais precisos com linguagens únicas.
• Fácil de testar e adaptar: testar é a palavra-chave de qualquer planejamento de marketing digital. E uma função que atrai muitos anunciantes é a possibilidade de alterar seus anúncios há qualquer momento, impedindo grandes gastos desnecessários e facilitando ainda mais os testes para descobrir o que realmente funciona.
• Virais, memes e cultura do remix: a possibilidade de viralizar um conteúdo é atraente, apesar da dificuldade de conseguir essa façanha. Usar memes e brincadeiras da internet também são ótimas formas de engajamento barato e que constrói uma imagem de marca mais descontraída e divertida. E a cultura do remix permite algumas adaptações e apropriações saudáveis de conteúdo (ou seja, não pode sair roubando texto e arte do amiguinho, mas pode brincar em cima dela).
• Interatividade: essa talvez seja a maior diferença de todas com o marketing tradicional. Poder conversar diretamente com o seu cliente, entrar em conversas interessantes para a sua marca e aumentar o seu reconhecimento, tornar seu atendimento ao cliente ainda mais rápido e personalizado, tudo isso são possibilidades que apenas o digital pode fornecer.
Desvantagens:
• Briga por atenção: no digital, a briga não é apenas com os seus concorrentes, mas com todos os amigos da pessoa, todas as páginas criando conteúdos, com fakes, todas as outras empresas que estão na plataforma e todos os outros sites ou aplicativos abertos ao mesmo tempo, sem considerar outras telas como tv, tablet e computador. E o prêmio são alguns segundos de atenção do usuário. Para conseguir isso é preciso um conteúdo altamente atraente que converse precisamente com um público muito bem selecionado.
Aqui consideramos marketing tradicional como sendo o offline. Isso inclui mídias como jornal, revista, impressos em geral, tv, rádio, etc.
E não se preocupe: porque é chamado de tradicional não significa obsoleto ou que está para morrer. Muito pelo contrário: o marketing tradicional, quando usado corretamente, pode ser um grande aliado da sua empresa.
Vantagens:
• Conversar com um público afastado do virtual: muita gente tem sérias restrições quanto ao mundo virtual. Seja por conta de falta de acesso, que ainda é uma realidade para muita gente, ou por simplesmente não acreditar em promoções e compras online.
• Grande alcance: fazer anúncios em grandes canais de mídia como a televisão ou o rádio alcançam muita gente, e dependendo da linguagem e público da sua marca, isso por ser uma coisa muito boa!
• Duração: revistas são guardadas nas casas, escritórios, consultórios, etc. Flyers e cartões de visitas são levados por pessoas que podem facilmente ter um novo acesso a essa comunicação. Você não pode guardar um anúncio do Facebook no bolso, mas um impresso sim.
• Conversa com o mundo digital: é muito dificil levar alguém do mundo virtual para o real (salvo raras exceções), mas levar do mundi real para o virtual é bem mais simples. Uma campanha offline têm altas probabilidades de reverberar os resultados no online.
Desvantagens:
• Dificuldade de segmentação: selecionar e atingir apenas o seu público é uma tarefa bem mais complexa no offline. Quando usamos mídias de massa, estaremos atingindo pessoas de públicos incrivelmente diversos. Distribuir panfletos ou qualquer outro tipo de impresso deve ter uma localização muito bem definida para não encher as lixeiras de papeis com a sua marca.
• Custo: para fazer campanhas pequenas e focadas, é necessário um investimento maior que no digital, porque exige a produção real de um material, fornecedores, colaboradores, etc.
Tenho certeza que você já sabe a resposta, não é?
O ideal é fazer um trabalho 360º, onde você tenha impressos de qualidade e distribuidos de maneira estrategica e planejada, e um ataque nos meios digitais para manter o reconhecimento da marca, atingir pessoas de diversos pontos do funil de vendas, atrair leads e gerar conversão.
Mas se o seu orçamento é curto, invista em um estudo de marketing aprofundado para descobrir qual o melhor meio para atingir o seu público alvo.
Aqui na Poppy nós acreditamos no poder da criação de conteúdo de qualidade como meio de atrair o seu público, isso inclui online e offline. Vender por vender já não funciona como antigamente. É necessário entregar algo a mais para o seu consumidor, chamar sua atenção em um mar de competição entre empresas. O seu conteúdo pode ser exatamente o diferencial que essa pessoa estava esperando!
Então não importa qual mídia você escolha, lembre-se de fazer uma comunicação de qualidade que passe os seus principios, valores e crenças e crie uma conexão com o seu consumidor além da financeira! 💙
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