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  • Foto do escritorNáthalie Siqueira

O que é um meme?

Você sabia que o termo “meme” foi criado por um biológo em 1976? Ou conhece a diferença entre um meme e um viral? Sabe como identificar um meme na internet? Não se preocupe, depois deste texto todas as respostas serão positivas! E no final, tem uma dica bônus para você fazer memes incríveis com carinha de internet!


Criação do termo meme

Esse Richard Dawkins é biólogo, tá fazendo o quê escrevendo sobre cultura?

No século 19, Richard Dawkins escrevia seu livro “O Gene Egoísta”, traduzindo biologia evolucionista para leigos e discutindo a importância dos genes para a seleção natural. Em seu último capítulo, ele entende que se o gene é uma unidade de informação biológica, nós precisamos de um equivalente para a cultura, um “meme”, termo que vem da palavra grega mimeme (imitação), mas encurtada para as duas silabas similares a gene.


De acordo com Dawkins, a definição de meme é bem ampla, incluindo todo pedaço de informação cultural que arquivamos em nosso cérebro para depois passar em frente para outras pessoas, fazendo a cultura se movimentar.


E na internet?

Quando falamos da internet, “memes” são pedaços de informações altamente replicadas. Aquilo que uma pessoa cria e milhares replicam.


O meme vem junto de algo muito importante que veio com a internet: a Cultura do Remix. Basicamente, nada pertence a uma pessoa ou entidade. Tudo pode ser usado, replicado, alterado, ressignificado.


E essa torna-se a essência dos memes. Alguém percebe aquilo como algo engraçado ou simplesmente postável. Outras pessoas replicam esse conteúdo, alterando seu contexto e/ou significado. Até que todos estejam cientes da existência daquele conteúdo e a sua referência possa ser compreendida por qualquer pessoa.


Diferença entre meme e viral

Muita gente acha que memes e virais de internet são a mesma coisa. Mas a verdade é que existem grandes diferenças entre os dois.


Digamos que você fez uma brincadeira na sua página. Ela viraliza. Tá todo mundo respondendo a sua brincadeira nos comentários, compartilhando a brincadeira, e participando daquele conteúdo. Mas isso não quer dizer que ele se tornou um meme. Pelo simples fato de que essa brincadeira não é replicável. Fora do contexto da sua empresa ou do que foi feito naquele conteúdo, a brincadeira perde o sentido.


Exemplo: Lembra do vídeo do McDonald’s cheio de memes? Então. Esse aqui:

Ele viralizou. Todo mundo assistiu, comentou, compartilhou. Mas ninguém passou a usar esse vídeo fora do contexto para que foi criado: uma propaganda do McDonald’s.


Agora pense no meme do Pikachu surpreso. Esse aqui:

O episódio não viralizou na internet. Mas essa imagem sim. As pessoas passaram a usar a imagem como uma forma divertida de mostrar surpresa. Respondiam comentários com ela, usavam de forma irônica, faziam outros memes em cima dessa mesma imagem. Ou seja, ela se tornou um meme: um pedaço de informação altamente replicável que se ajusta à vontade do interlocutor com um sentido que pode ser compreendido por todos.


Como identificar um meme?


Você viu aquele mesmo conteúdo sendo usado de mais de um jeito na internet? Então é um meme.


Como nosso trabalho é criar conteúdo, é importante estarmos sempre atentos para o surgimento de um novo meme ou viral para incluir aquilo no nosso repertório. Mesmo que não seja usado dentro do conteúdo em si, um dia pode ser que você precisa entender qual o contexto que aquilo é usado, qual o significado comum daquele meme, etc.


Então mantenha-se sempre alerta! Memes e virais, principalmente no Brasil, são um meio de comunicação próprio da internet (que de vez em quando até ultrapassa as barreiras virtuais), e é importante entender como o seu consumidor se comunica para entrar na conversa dele!


Dica Bônus!


Normalmente a fonte de meme é a Impact, em branco com contorno preto 😛



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