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  • Foto do escritorNáthalie Siqueira

SEO x SEM

Atualizado: 30 de mar. de 2020

O marketing digital é cheio de siglas importantes. Entre elas estão SEO e SEM, ambas tratando sobre a importância de deixar o seu site nas primeiras posições dos buscadores como Google, Bing e Yahoo.


Trazer acessos para o seu site é essencial para que os seus clientes em potencial possam encontrá-lo com mais facilidade, ou seja, melhorar ainda mais os resultados do seu negócio. E para isso é necessário criar estratégias que levem pessoas interessantes para o seu site, que leiam os seus conteúdos e até indiquem para outras pessoas a sua empresa.

Então vamos entender o que significa essas duas siglas que fazem grandes diferenças no marketing de empresas pelo mundo inteiro.

A gente fala sempre sobre a importância em estar nas primeiras posições do Google, mas vamos reforçar:


• No Brasil, 92,15% da população usa o Google como fonte de busca na internet;

• São feitas mais de 3 bilhões de buscas todos os dias no Google;

• Em cada busca, o algoritmo do buscador analisa até 200 fatores diferentes para entregar o melhor resultado;

• 18% de todo o tráfego gerada nas buscas do Google ficam para a primeira posição, 10% para a segunda, 7,4% para a terceira e 4,8% para a quarta.

Search Engine Marketing (Marketing de Otimização de Buscadores), mais conhecido no Brasil como Marketing de Buscas, trata-se de um conjunto de ações estratégicas, pagas e orgânicas, para que o site apareça nas primeiras posições dos buscadores como o Google.


Como ações pagas, envolve parcerias com outros sites para desenvolver um link building de sucesso, profissionais de relações públicas e jornalismo que irão incluir a empresa em matérias de grandes jornais e blogs para deixar o domínio mais relevante, e investimento em links patrocinados, ou seja, anúncios nos buscadores e rede de display em sites.

Search Engine Optimization (Otimização para Buscadores) é você otimizar o seu site para performar melhor nos buscadores.


Isso envolve criar textos e conteúdos baseados em palavras-chaves que os seus clientes estejam usando, aparecendo nas suas buscas.


SEO não é otimizar apenas os textos do seu site, mas as imagens e vídeos que você usa também, além de tomar alguns cuidados com a montagem do código do seu site, URLs amigáveis, site responsivo, cuidado especial com linguagens interativas como JavaScript ou Flash, etc.


Blogs também são excelentes maneiras de otimizar ainda mais o seu site. Com um blog, você passa mais autoridade no seu mercado e aumenta o número de palavras-chaves usadas no seu domínio, melhora o link building interno do seu site e aumenta o tráfego com usuários que buscam conteúdo, impulsionando a sua relevância de marca para os seus cliente potenciais.

SEO é uma das ações utilizadas nas estratégias de SEM.


A ideia aqui é que apenas ações de SEO isoladas não trarão tantos resultados, pois o crescimento de um site nas buscas orgânicas leva muito tempo. Por isso ações de investimento em links patrocinados e link building são necessárias para acelerar o processo e não deixar a sua empresa perder na corrida com a concorrência.


E ações de mídia paga irão, naturalmente, melhorar a sua relevância para as buscas orgânicas, então é importante que esses novos usuários que estão acessando o seu site tenham uma experiência positiva. Portanto, investir em mídia paga sem SEO também não trará os resultados esperados.


Concluindo: o melhor é sempre se preocupar com o SEM, ou seja, criar uma estratégia completa que impulsione os acessos ao seu site e entregue conteúdos de qualidade para o seu consumidor.

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