top of page
  • Foto do escritorNáthalie Siqueira

Vídeo ou post de blog: qual fazer?

Quando pensamos em uma estratégia de marketing digital, temos que pensar em todos os pontos de contato que o seu cliente pode ter com a sua marca e a importância que cada um desses pontos terá para a conversão.

Mas a gente sabe que nem sempre sobra tempo e orçamento para investir com profundidade em todos esses canais diferentes, então precisamos pensar bem em qual trará mais retorno.

Nesse pensamento, sempre recebemos o questionamento: devo focar em fazer vídeos para Facebook e Youtube ou fazer posts de blog?


Para responder, primeiro precisamos coletar alguns dados sobre cada um dos pontos de contato para entender o possível retorno de cada um.


Benefícios de produzir vídeos


• Vídeos são formatos extremamente didáticos que facilitam a compreensão de um conteúdo pelo usuário.

• Até 2018, 81% das empresas usavam vídeos para se promover nas redes sociais, e 99% afirmam que pretendem continuar com a estratégia de vídeo.

• As pessoas assistem, em média, 1h30 de vídeo todos os dias, e tendem a reter até 85% mais da informação passada do que se estivessem lendo.

• Geram até 1200% mais compartilhamentos que imagens, textos e links combinados.

• Homens gastam 40% mais tempo assistindo vídeos do que mulheres

• 85% de todos os vídeos assistidos no Facebook são sem som (ou seja, faça legenda!)


Benefícios dos posts de blog


• Escrever sobre algum assunto coloca sua empresa como autoridade no assunto. Textos dão um tom diferente ao tema abordado, passando mais confiança e conhecimento.

• Para SEO, não existe nada melhor do que um bom post de blog que trabalha diversas palavras-chaves em um conteúdo textual que consegue ser lido pelos buscadores.

• Tem a possibilidade de atualização e alteração constante, diferentes dos posts de redes sociais.

• Ter o blog da sua empresa quer dizer que todo esse conteúdo produzido pertence e é gerenciado pela sua empresa, diferente das redes sociais, onde aquele conteúdo estará incluído em um plataforma que pode sumir tanto com a sua página quanto com a plataforma (vide Orkut e Google Plus)


Então, o que fazer?

Os dois! Quer saber a solução mágica?

Faça um vídeo. Transcreva o que foi dito no blog, e aproveita para colocar o seu vídeo junto, assim você agrega no SEO e ainda deixa a opção para o seu usuário escolher o que prefere, incentivando a aproveitar todo o seu conteúdo!


A pesquisa para produção do conteúdo será o mesmo. A roteirização do vídeo exige que você já deixe tudo estruturado, ou até mesmo deixe o texto pronto.


Assim você não perde nenhum benefício e mantém os dois pontos de contato bem produzidos e com conteúdo de qualidade.


E aí, vai produzir mais vídeos agora que recebeu essa dica? Vai deixar suas redes sociais e o seu blog mais atualizados? 😄


38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page