top of page
  • Foto do escritorNáthalie Siqueira

Dia da Toalha

Atualizado: 17 de jun. de 2019

Essa comemoração é uma coisa recente, assim como o crescimento do mercado geek e nerd. O fortalecimento da comunidade nerd veio faz pouco tempo, quando entrou na moda por conta de filmes de heróis baseados em quadrinhos (que se tornaram verdadeiras máquinas de imprimir dinheiro), e séries como The Big Bang Theory, que tiraram os nerds da obscuridade e deixaram a cultura pop mais “descolada”.

O surgimento do Dia da Toalha, também conhecido como Dia do Orgulho Nerd é meio complexo. Ele veio como uma homenagem ao autor da série de livros O Guia do Mochileiro das Galáxias. Quando Douglas Adams faleceu em 11 de Maio de 2001 por conta de um problema cardíaco, a comunidade nerd decidiu que era necessário criar essa grande homenagem, mas não conseguiam se decidir sobre a data. A maioria das sugestões eram baseadas no número 42, que nos livros Adams coloca como a resposta para o sentido da vida, mas e aí: seria no 42º dia do ano? Ou na 42ª sexta-feira do ano?

Chegaram à decisão então de que seriam 42 dias depois da morte de Adams, ou seja, dia 22 de junho. Mas a coisa toda desandou, e a maioria chegou à conclusão de que estavam demorando demais para decidir, então duas semanas depois da data de sua morte, dia 25 de maio, foi decidido que seria nomeado o “Dia da Toalha”. Apesar da falta de critérios para a escolha do dia, ela ganhou uma grande coincidência, a primeira data de lançamento de Star Wars em 1977. Quando todos perceberam a conexão, o dia ganhou ainda mais força, e passou a ser considerado também o Dia do Orgulho Nerd. No site oficial do Dia da Toalha, os organizadores explicam o dia aleatório de uma maneira bastante inteligente: “Como o universo que Douglas Adams criou era repleto de absurdos e acasos, essa talvez tenha sido a escolha certa, no fim das contas”.

Então para comemorar esse dia especial, trouxemos 10 fatos interessantes sobre o Guia do Mochileiro das Galáxias para vocês, só porque trazer 42 fatos ia ficar um vídeo gigantesco.

1) Antes de escrever o Guia do Mochileiro das Galáxias, Douglas Adams teve muitos empregos diferentes como guarda-costas, construtor de cocheira, porteiro de hospital, limpador de galinheiros e editor de roteiro na série Doctor Who.


2) O Guia do Mochileiro das Galáxias já foi série de rádio, livro, peça de teatro, minissérie de televisão, revista em quadrinhos, livro ilustrado, jogo de computador, vencedor do BAFTA e uma toalha. O filme começou a ser filmado nos estúdios de Elstreet, Inglaterra, 26 anos depois a sua criação. O livro já foi traduzido em mais de vinte idiomas, e vendeu mais de 20 milhões de cópias.

3) Nos livros, a razão de o Guia do Mochileiro das Galáxias ser o livro de maior sucesso da galáxia é, em primeiro lugar, por ser menor e ligeiramente mais barato do que a Enciclopédia Galáctica e, em segundo lugar, por trazer a frase “Não Entre em Pânico” em letras garrafais e amigáveis escrita na capa.


4) Os humanos são na verdade a terceira espécie mais inteligente, atrás dos ratos e dos golfinhos. Na história, a terra é apenas segundo computador mais potente do universo e foi criado para responder qual o sentido da vida, do universo e tudo o mais. A resposta foi o número 42, então os ratos, verdadeiros criadores e supervisores do supercomputador, decidiram criar a terra para descobrir a pergunta para essa resposta. E os golfinhos na verdade brincam com a nossa inteligência se fingindo de burros e infantis.

5) Todas as grandes civilizações tendem a passar por três fases de desenvolvimento: a da Sobrevivência, a da Interrogação e a da Sofisticação. A Sobrevivência pode ser caracterizada pela pergunta: “Como vamos poder comer?”; a interrogação, pela pergunta: “Por que comemos?” e a Sofisticação pela pergunta: “Aonde vamos almoçar?”

6) A toalha é o item de maior utilidade para um mochileiro interestelar. Você pode usá-la como agasalho nas frias luas de Beta de Jagla, pode se deitar sobre ela nas areis marmóreas das praias de Santragino V, como vela para uma minijangada atravessando as águas lentas e pesadas do rio Moth, pode umedecê-la para usar como arma em um combate corpo-a-corpo, pode enrolar na cabeça para se proteger de gases tóxicos ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal, pode agitá-la para sinais de emergência, e também pode se enxugar com ela se ainda estiver razoavelmente limpa. Só que o mais importante da toalha é o seu valor psicológico, porque quando um estrito, ou seja, um não-mochileiro, vê que o mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente entende que ele também possui escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, etc. Então ele terá prazer em emprestar qualquer item que o mochileiro tenha, por acaso, esquecido.

Não entre em pânico e leve uma toalha!

7) Marvin, o androide, tem um QI de cento e sessenta e um mil seiscentos e doze, sendo 30 bilhões de vezes mais inteligente que um colchão, e por circunstâncias estranhas envolvendo viagem no tempo ele é 37 vezes mais velho do que o próprio universo.

8) O efeito do drink Dinamite Pangaláctica é de ter o seu cérebro esmagado por uma fatia de limáo embrulhada em uma enorme barra de ouro. Foi criada pelo presidente da galáxia, Zaphod Beeblerox.

9) Se você enfiar um Peixe-Babel conseguirá instantaneamente entender qualquer coisa que ouvir em qualquer idioma conhecido. Foi de onde os criadores do BabelFish, um dos primeiros tradutores online, conceberam o seu nome em 1995.

10) O número 42 é representado por todos os lados. No filme Eu, Robô o primeiro robô tem o número 42 impresso na testa. O Dr House disse que seu numero favorito é o 42. Miles Morales se torna o Homem Aranha depois de ser picado pela aranha com o número 42 marcado. Em Arquivo X, o agente Mulder vive no apartamento 42. Nos fóruns do Prêmio Darwin, os usuários exigem 42 posts para escapar do status de novato. Douglas Adams aparece no episódio 42 de Monty Python Flying Circus. O nome de um dos episódios de Doctor Who é 42. A USS Enterprise, de Star Trek, tem 42 decks.

A resposta para a vida, o universo e tudo mais
Bônus: beber cerveja e comer amendoim ajuda a eliminar os efeitos adversos das viagens espaciais.
28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page