O Facebook focou em se tornar uma plataforma de vídeos e vêm procurando competir com mais força com o Youtube. E nesta quarta-feira, dia 20, o Instagram anunciou uma grande novidade: a IGTV, a tv mobile do Instagram.
Primeiro, vamos pensar por que o Mark Zuckerberg preferiu fazer esse novo aplicativo sob o guarda-chuva do Instagram e não do próprio Facebook, e por que dessa treta toda com o Youtube. De acordo com dados do Instituto Pew Research, o número de jovens americanos que são usuários ativos do Facebook caiu 20% nos últimos 3 anos. Em primeiro lugar das redes sociais mais utilizadas por eles está o Youtube, com 85% de penetração, e em seguida o Instagram, com 72%. No Brasil, apesar da principal rede social ainda ser o Facebook, o Instagram dobrou o número de usuários nos últimos 2 anos, e o mercado brasileiro acabou tornando-se o segundo principal da plataforma.
A função do Stories foi uma das principais funcionalidades que ajudaram nesse crescimento. E claro que os últimos escândalos envolvendo o Facebook e a venda de dados de maneira ilegal ajudaram nessa queda.
Segundo, vamos entender por que a IGTV pode ser uma grande concorrente do Youtube: basicamente, vídeos verticais. Esse vêm sendo um grande problema do Youtube nos últimos tempos: como resolver a sua plataforma para conseguir incluir vídeos verticais. Esse problema surge do modo de usabilidade do celular, que normalmente usamos reto. Hoje para assistir a maioria dos vídeos no Youtube em tela cheia precisamos virar o smartphone. Algumas tentativas atuais da plataforma de vídeos ainda não pareceram resolver o problema de que a grande maioria dos vídeos postados ainda são na horizontal, apesar de vídeos verticais agora serem aceitos e o aplicativo mobile conseguir deixá-los em tela cheia. Parece algo trivial, mas faz uma grande diferença para a felicidade dos usuários. E a IGTV resolveu isso de maneira simples: um Stories com mais de 15 segundos. Quando entramos no aplicativo, percebemos rapidamente a semelhança com o Stories. Toda a estrutura é muito similar à do Instagram.
Mas não precisa se desesperar em baixar um novo aplicativo, porque os vídeos do IGTV estarão no Instagram também. Aqui na agência, chegamos à conclusão de que o novo aplicativo é principalmente para os criadores de conteúdo terem onde produzir e postar seus vídeos, e menos para os usuários gerais, que poderão acessar esse conteúdo do aplicativo que já possuem. Lembrando que isso é apenas a nossa compreensão sobre o assunto, ou seja, nada oficial.
A IGTV também consegue suportar vídeos de até 4K, uma qualidade absurda se pensarmos em smartphones, que normalmente rodam no máximo em UltraHD, mas isso pode mostrar uma futura iniciativa da plataforma de migrar também para smartvs (que no caso o formato vertical pode se mostrar um problema).
Comments