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  • Foto do escritorNáthalie Siqueira

A importância da identidade visual no marketing digital

Pense em suas marcas preferidas. A maioria das pessoas responde Apple para esta pergunta. E o que é a primeira coisa que vemos quando pensamos na marca? A maçã com uma mordida!


Mas muitos empresários não levam a sério o poder de uma identidade visual bem construída e deixam a imagem da sua empresa sem consistência. Com a chegada da internet e do marketing digital, a importância de uma boa identidade visual cresceu ainda mais, e vamos explicar o porquê!

Sua empresa não se define apenas pela fachada e o logo. É preciso que haja unidade entre todos os pontos de contato da empresa, e agora o número de pontos de contato aumentou! É preciso cuidar do seu site, página no Facebook, perfil no Instagram, LinkedIn, impressos diversos, etc.


E tudo isso precisa estar alinhado visualmente. É importante que uma mesma pessoa consiga reconhecer sua empresa em todos esses pontos de contato e perceba uma marca bem construída, que não deixou no ar sua identidade visual, mas entendeu como isso agrega valor e se esforçou para fazer um bom trabalho.

Sim, uma marca bem construída passa credibilidade. Ela agrega valor ao seu produto ou serviço, e o consumidor percebe esse valor rapidamente.


Imagine a seguinte situação: alguém te encontrou no Google e entrou no seu site. Seu site não está bem trabalhado. Sua empresa já perdeu pontos com esse cliente potencial, pois ele passará a perceber sua empresa como desleixada. Essa pessoa então entra na sua página do Facebook, e lá temos alguns posts esporádicos, alguns com uma carinha bacana e outros não tanto. Para esse cliente potencial, a sua empresa não é esforçada nem cuidadosa. A probabilidade dessa pessoa continuar o contato com a sua empresa é baixo. Consegue imaginar quantas oportunidades de negócios a sua empresa está perdendo por que não cuidou da sua identidade visual?


Parece exagerado, mas é verdade. Uma boa identidade visual transparece profissionalismo e carinho. E seu consumidor irá agradecer por você fazer esse esforço!

Uma identidade visual bem construída consegue transparecer valores, visão e se conectar em níveis profundos com o seu público. E as pessoas sentem isso, percebem valor na sua empresa quando ela conversa com o seu cliente em todos os momentos da compra.

Cada vez mais as empresas estão se preocupando com a sua identidade visual, mas muitos empresários ainda não dão a devida preocupação ao fato.


Analise seu mercado. Faça um benchmark. Veja as identidades visuais dos seus concorrentes.


Elas estão bem trabalhadas? Portanto a sua empresa não pode ficar para trás! Quanto mais você demorar para se colocar em pé de igualdade aos seus concorrentes, mais espaço de mercado você estará perdendo para eles.


Elas estão ruins e sem unidade? Então use a sua identidade visual como um ponto de diferenciação e ganhe presença no seu mercado com uma imagem digna de um líder!

Quanto maior o carinho ao consumidor a empresa mostra, maior a chance dele falar bem de você. Pequenos mimos, que para a empresa não custam nada, podem fazer o dia de um cliente que falará de você para todos que puder, e até postar falando sobre você nas redes sociais e deixar uma resenha positiva na sua página.


Pode ser um texto na caixa do seu produto, um presentinho, uma assinatura, uma mensagem. E com uma identidade visual bem construída, fazer esses mimos ficarem com a cara da sua empresa é fácil!


Aproveite para conhecer o poder do SAC 2.0 e extenda sua identidade visual à um branding bem construído!

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