• nathaliepoppy

Conteúdo certo para cada rede social

A gente já falou sobre a importância de criar conteúdos diferentes para cada rede social. Então hoje falaremos sobre qual o tipo ideal de conteúdo para cada uma dessas plataformas!

Primeiro precisamos entender as categorias em que se dividem as redes sociais. Existem diversas diferentes (pois temos atualmente mais de 190 redes sociais funcionando na internet), mas entre as principais categorias estão: as de relacionamento, como Facebook, Instagram e Twitter, onde o foco principal é a comunicação entre as pessoas, que elas conversem e interajam entre si; depois temos as redes sociais de entretenimento, onde os usuários entram para consumir conteúdos para aprendizado ou apenas por diversão, como Youtube e Pinterest; na categoria Profissional temos o LinkedIn como principal rede social; e as de nicho, ou seja, redes sociais focadas para pequenos grupos como o Behance, voltado para profissionais da indústria gráfica.


Então vamos entender que tipo de conteúdo precisamos criar para cada uma dessas redes sociais:

Como principal exemplo de uma rede social de relacionamento, o importante aqui é incentivar a interação. Para isso é necessário criar conteúdos relevantes que façam as pessoas se interessarem.


Pode ser vídeo, foto, link (apesar que link o Facebook dá uma boicotada), o importante é ter relevância e o seu público curtir, amar, comentar, compartilhar, marcar outras pessoas, etc.


No Facebook tentamos usar um conteúdo mediano em aprofundamento, pois as pessoas não se interessam por conteúdos muito rasos nem muito extensos. Brincadeiras e memes funcionam muito bem nessa plataforma, e vale a pena investir em fazer algumas para a sua página.


Fique sempre atento ao que está rolando no Facebook e no mundo. Conteúdos quentes e de alta relevância no momento funcionam incrivelmente bem!

Aqui o foco é visual! Claro que a legenda ainda é importante, mas o que o usuário do Instagram se importa mesmo é a foto ou o vídeo. E ele precisa ter qualidade, vender lifestyle mesmo. Aqui não adianta colocar aquela foto mais ou menos no feed.


Conteúdo institucional também não funciona muito bem, então tente conversar com o seu cliente na sua linguagem, não só na escrita, mas também nas imagens e vídeos que usar.

Carrossel está muito em alta e as pessoas adoram! Aproveite para contar uma história com as imagens que colocar, cada uma se conectando com a outra. Com certeza seus clientes irão pirar!


Já no stories, a ideia é brincar mesmo! Aqui o jogo é rápido, até porque só fica visível por 24 horas. Use e abuse das opções do próprio Instagram para o stories, como stickers, menções, hashtags, enquetes, perguntas, etc. Nós costumamos recomendar para empresas fazer bastante stories de bastidores, contando o seu dia-a-dia e mostrando coisas legais que está rolando dentro dos seus escritórios.

O LinkedIn é formal e exige muito esforço. Aqui não vale usar brincadeiras, tem que ser conteúdo extremamente aprofundado. Aproveite seus posts de blog e vídeos de conteúdo para a plataforma. Mostre eventos da sua empresa e coisas especiais que seus colaboradores estão fazendo.


Nesta plataforma a ideia é fazer conteúdos que outros profissionais irão consumir, portanto mostre toda sua expertise na sua área.

O Twitter é rápido. Muito rápido!


Uma das únicas plataformas que mantiveram seu feed cronológico (diferente das outras que selecionam o conteúdo que você está recebendo). Aqui a briga é por atenção, já que você estará disputando espaço com todos os outros perfis que a pessoa segue.


Diferente das outras redes sociais, no Twitter não adianta você só entrar, fazer um post e olhar de vez em quando o que está acontecendo na sua página. São necessários vários tweets por dia, e muita interação com outros usuários, então fique sempre de olho em possíveis tweets que conversem com a sua marca e aproveita para entrar na conversa junto.


E aqui, a ideia é ser engraçado e descontraído. A grande maioria do usuários do Twitter são extremamente jovens e é na plataforma que boa parte dos memes brasileiros são criados.

Vídeo é a onda do momento da internet, e no Youtube é tudo o que você pode fazer.

Crie conteúdos aprofundados, cheios de informações interessantes para os seus usuários. Busque sua própria linguagem.


Aqui podemos fazer vídeos mais longos, já que quem está no Youtube é para assistir vídeo mesmo.


Fale sobre seu negócio, o que você faz, sua expertise. Chame entrevistados. Peça participação do público nos seus vídeos e mantenha uma rotina de postagens bem assídua.

A sua empresa não precisa estar em todas as redes sociais. Sua afinidade sempre será com uma ou outra, portanto não é necessário que você realmente produza conteúdo para todas.


E sempre conseguimos reciclar conteúdos. Vídeos para Youtube também podem ser usados para o Facebook e LinkedIn, e o linke pode ser divulgado no Twitter. Posts de blog podem ir para Facebook, LinkedIn e Twitter. O que você postar no feed do Instagram também pode ser postado na sua página no Facebook. Brincadeiras e memes pode ir para o Twitter e Facebook.


Pensem bem durante a preparação da sua estratégia sobre quais redes sociais a sua empresa precisa estar.


Fonte: MLabs | WebBiz | Rock Content

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