A gente sabe que as redes sociais são onde boa parte das pessoas gastam uma grande parte do seu dia, e hoje é uma ferramenta importante da estratégia de marketing digital de muitas empresas.
Mas o uso dessas plataformas varia muito com o estilo de consumo de cada época. O Snapchat, por exemplo, bombou muito e depois caiu com o surgimento do Stories do Instagram, para crescer de novo há pouco tempo com seus novos filtros, mas com uma forma de uso muito diferente: as pessoas entravam no Snapchat para usar o filtro, faziam a foto ou vídeo que queriam, e levavam esse conteúdo para o Facebook e Instagram.
Sabendo desse constante vai e vem das redes sociais, as empresas precisam manter uma estratégia adaptável que consiga entrar rapidamente nas mídias que estão sendo mais usadas, e perceber quando já não vale mais a pena o investimento nela.
Então quais são as redes sociais mais usadas atualmente?
Pensa em quantas redes sociais você conhece. Quantas você conseguiu pensar? Eu consegui chegar em 10. Você sabia que de acordo com a Wikipedia existem mais de 190 redes sociais diferentes? Imagina só você ter que fazer estratégias diferentes para 190 plataformas diferentes?
Mas vamos aos números.
Em primeiro lugar temos o Facebook, confortável na pole position com seus 127 milhões de usuários ativos. Estratégia nenhuma pode ignorar o Facebook. Seu público é extremamente assíduo: 76% dos usuários checam a sua timeline todos os dias.
Whatsapp e Messenger vêm logo em seguida. Sim, elas são consideradas redes sociais, e não devem ser esquecidas. O Whatsapp tem o seu aplicativo Business para facilitar a atuação de empresas na plataforma, e o Messenger têm a possibilidade de fazer anúncios.
O YouTube vem ganhando cada vez mais espaço com seus 100 milhões de usuários, e a sua estratégia pode se valorizar com a plataforma líder no segmento de vídeos, especialmente quando pensamos que 64% dos consumidores brasileiros confirmam uma compra após assistir um vídeo.
Instagram, a nova galinha dos ovos de ouro do Mark Zuckerberg, conta com 67 milhões de usuários ativos no Brasil, sendo 90% deles com menos de 35 anos. Outro dado interessante: 76% da população das classes A e B estão na plataforma.
LinkedIn chega em sexto lugar, mas para a plataforma não é o número de usuários que conta: é o posicionamento como rede social profissional. Em média, executivos de cargos altos possuem 930 conexões na plataforma. Se a sua empresa precisa conversar com outros profissionais e estabelecer conexões comerciais, esse é o lugar.
Ok, o Twitter já não é o que foi há um tempo atrás, mas ainda é uma rede social importante no cenário brasileiro. 30 milhões de usuários, sua grande maioria jovens, utilizam a plataforma. A comunicação rápida e alta possibilidade de entrar em conversas relacionadas à sua área de atuação atrai muitas empresas.
Em oitavo lugar temos uma surpresa: o Pinterest. Muitas vezes esquecido nas estratégias de marketing digital, o Pinterest é uma das maiores fontes de referência visual dos usuários da internet. Então se o seu negócio tem apelo visual, esse é o lugar certo para a sua marca estar.
E a sua estratégia, está focada em quais redes sociais?
Já considerou outras redes sociais para apresentar a sua marca ao público? Faz conteúdo diferente para cada rede social ou trabalha com conteúdos iguais? Conta mais pra gente aqui nos comentários!
Fonte: Neil Patel | Rock Content | RD Blog
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