Muitas empresas subestimam o poder de um blog bem construído junto ao seu domínio, mas a verdade é que blogs são ferramentas poderosas de comunicação e podem trazer ótimos resultados para a sua estratégia de marketing digital!
Ao acessar um blog, o usuário está em busca de conhecimento. Ele tem algo específico em mente. Nesta etapa ele não está interessado em comprar. Quando falamos de serviços, é muito provável que na verdade esse usuário esteja interessado em aprender como fazer sozinho sem precisar contratar uma empresa. Se estamos falando de produtos, ele ainda deve estar considerando se vai comprar ou não, buscando informações da sua funcionalidade e opiniões de outras pessoas sobre a sua qualidade.
A oportunidade para a sua empresa se sobressair nessa busca é muito grande! A conexão emocional gerada por um momento onde a sua empresa se abstém de vender para ajudar o seu consumidor é muito forte. (Sim, a gente sabe que a intenção ainda é vender, mas aqui estamos falando de subconsciente e como ele responde a alguns estímulos que a sua empresa dá).
Isso é um pensamento que, apesar de muito comum, está completamente errado!
Primeiro: lembre-se de toda a sua expertise, suas qualidades como profissional, todo o estudo que você precisou para chegar onde está, toda a sua experiência profissional. Você acha mesmo que em uma busca na internet o usuário vai conseguir tudo isso e fazer o trabalho do mesmo jeito que você faria?
Segundo: sim, ele vai tentar fazer o seu trabalho. E vai se frustrar. Porque o que você faria em uma hora, ele vai levar um dia. Porque aquilo será mais uma tarefa para ele agregar as suas muitas outras. Porque ele vai quebrar a cabeça para muita coisa sem conseguir encontrar respostas. E no final ele vai acabar te procurando, porque a sua marca ficou gravada no seu subconsciente como de qualidade e prestativa.
Terceiro: um cliente educado no que você faz dá muito menos trabalho de atendimento e alteração porque ele sabe com mais clareza o que quer e o que esperar dos resultados. Então se ele fez todo esse processo, fique muito feliz!
Criar conteúdo constantemente aumenta o número de páginas indexadas ao Google junto ao seu domínio, melhorando a sua relevância no buscador e fazendo o seu conteúdo aparecer para cada vez mais pessoas organicamente.
Aparecer organicamente não tem preço (e para todos os outros anúncios existe Mastercard). A pessoa passará a valorizar o seu conteúdo como de alta qualidade, graças ao forte trabalho do algoritmo do Google de sempre suprir com excelência as buscas dos usuários.
Além de tudo, você estará se sobressaindo ao seu concorrente, que fica apenas com duas opções: pagar para ficar na primeira página (e acabar aparecendo em um momento errado do funil de vendas) ou ficar nas páginas seguintes.
E quanto mais relevante for o seu conteúdo, maior a probabilidade de aparecer em outros lugares, sendo citado por outros profissionais e blogs, melhorando seu link building e aumentando ainda mais sua relevância no algoritmo do buscador.
Claro que você não vai só postar no blog e pronto. Você também vai aproveitar para usar esse conteúdo de qualidade para melhorar suas redes sociais e manter seu relacionamento com os seus leads, além de incentivar o tráfego para o seu site!
Plataformas como o Facebook e LinkedIn se beneficiam muito desse tipo de conteúdo!
E é uma ótima forma de lembrar seus leads da sua empresa sem forçar constantemente uma venda. Aí você manda um conteúdo super bacana pra ele, lembrando como a sua empresa é legal e o seu trabalho é importante.
E você pode aprender mais sobre Como Escrever Textos de Blog ou como encaixar vídeos junto na sua estratégia!
Comments