top of page
  • Foto do escritorNáthalie Siqueira

Oculus Venues

Atualizado: 17 de jun. de 2019

A grande novidade do Facebook veio para abalar o modo como vivenciamos eventos como jogos de futebol, shows, etc.

O Facebook lançou essa semana o Oculus Venues, um aplicativo para óculos de realidade virtual que, de acordo com os seus representantes durante o seu briefing, será como ter ingresso para a primeira fila. O lançamento vêm já com a preparação para a Copa do Mundo que acontecerá daqui duas semanas na Rússia.

O Oculus Venues entrega: sons, luzes e a energia de estar em um grande evento como um jogo da Copa e você ainda poderá se conectar com amigos e uma comunidade com milhares de fãs para assistir tudo ao vivo.

Esse é o novo passo da esperança do Facebook de convencer mais pessoas à experienciar a realidade virtual com outras pessoas.

O primeiro evento aconteceu esta quarta-feira, dia 30 de Maio, em um concerto do Vance Joy no Anfiteatro Red Rocks. Dia 31 de Maio a programação continuou com o Gotham Comedy Live em Nova Iorque. De acordo com Dean Takahashi, jornalista da Venture Beat que assistiu a um jogo de basquete do Golden State Warrior, a experiência traz um fator “WOW” com a possibilidade de se mover livremente pela arena, inclusive podendo ficar bem perto dos jogadores e técnicos, além de poder encontrar outro usuários e adicioná-los como amigos com o clique de um botão.

Scott Stein, do CNET, comentou que a sua primeira experiência com esportes virtuais e pessoas ao vivo foi um “estranho sucesso”. Ele diz que isso lembrou de como era ir aos jogos de futebol com seu pai, quando ele não estava realmente interessado em assistir ao jogo, mas na interação com todos ao seu redor, e nesse sentido o Oculus Venues capturou perfeitamente a essência de estar em um evento ao vivo.

Os assentos são organizados em pequenos grupos de quatro pessoas para manter as interações sociais controláveis, mas um pouco do barulho ao redor ainda chega até você, deixando a situação mais realista. O Oculus Venues também foi projetado para maior segurança e conforto possíveis. É possível colocar no mudo, bloquear alguém e reportar atividades que violem as normas de conduta do aplicativo imediatamente. As comunidades terão moderadores que agirão quando necessário.

A única coisa faltando? A interação entre o público e o evento em si.

Um dos produtores do aplicativo admitiu esse problema, mas no futuro pode ser que existam lugares preparados para que os participantes na realidade virtual possam interagir com as celebridades.

Outro problema: o desconforto do uso da óculos de realidade virtual e a sua bateria.

Scott Stein disse que depois de um hora utilizando o aplicativo, seus olhos incomodavam, tinha marcas das faixas no rosto, e somente 50% da bateria do óculos sobrando.

Para quem se interessou e possui um Oculus Go ou Gear VR, o aplicativo já está disponível para uso. E fica o questionamento: quanto tempo ainda falta para deixarmos de precisar sair de casa para fazer qualquer coisa?

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page