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  • Foto do escritorNáthalie Siqueira

Dicas para incluir o Carnaval no seu marketing digital

O Carnaval é o principal evento brasileiro e é importante incluí-lo no calendário editorial da maioria das empresas. Isso não é surpresa, afinal a Confederação Nacional do Comércio estima que este período, agora 100% de volta da pandemia, irá movimentar R$8,2 bilhões na economia do país.


Existem muitas formas de usar o feriado para a sua marca, mesmo que o seu público não seja afetado diretamente pela data. As buscas pela palavra “Carnaval” subiu de uma média de 9 por dia em Novembro de 2022 para mais de 100 buscas diárias na última semana, assim como “blocos de carnaval sp 2023” e “blocos de rua sp 2023” que também tiveram aumentos repentinos significativos para o Google esta semana. Ou seja, usar a palavra Carnaval, por si só, já irá atrair muitos olhares para a sua marca.


Por isso trouxemos algumas dicas de como você pode usar o Carnaval na sua estratégia este mês e aproveitar essa onda.



Planeje com antecedência


Um planejamento de marketing não é feito de apenas um post. É necessário organizar um calendário de postagens e anúncios para conseguir atingir o seu público e afunilar quem realmente está interessado e possa converter em uma venda.


Para isso, use várias plataformas diferentes, tenha uma sequência de ações para colocar em prática e utilize objetivos diferentes para cada ação de acordo com o seu funil de vendas.

Posts, stories, blog, Google, TikTok: esteja onde o seu público está e converse com ele de maneira apropriada.


Vender é o objetivo final de toda empresa, mas existem diversas formas de chegar à venda e nem sempre é fazendo postagens sobre os seus produtos e preços. Ao montar um calendário editorial, é importante buscar equilibrar postagens de engajamento, reconhecimento de marca, alcance e vendas. De acordo com o que foi definido no seu planejamento estratégico, pode ter mais de um ou mais de outro.


Engajamento:

Como sempre, entender o seu público a fundo trará insights importantes de como você pode usar o Carnaval no seu marketing digital.


Do que o seu público gosta? O que ele fará no Carnaval? Na cidade dele tem muitos blocos de rua? Para onde ele irá viajar? Que sugestões ou dicas você pode trazer para o seu cliente potencial que irá atrair a sua atenção? O seu público é mais formal ou informal? Quão participativo eles são nas suas publicações?


Se o seu público permite, use e abuse de brincadeiras. É um período muito festivo, as pessoas querem se divertir, por isso vale a pena investir em posts engraçados e envolventes. “Quem é você no Carnaval?”; “Em uma escala de 1 a 6, como você acordou nessa segunda pós-Carnaval?”; “Eu todos os outros dias...Eu no Carnaval”


Conteúdos com sugestões voltadas ao seu público também geram muito engajamento e acessos. “4 dicas de praias desertas para viajar no Carnaval”; “Blocos de rua para pets em São Paulo”; “Séries para maratonar no Carnaval”


Concursos e sorteios são sempre bem-vindos. Uma forma de “forçar” interação, esses tipos de conteúdos são ótimos para aumentar sua taxa de engajamento e seus seguidores. Mas tome cuidado para não exagerar: colocar muitas regras ou muitas etapas para participar pode afastar o seu público mais do que atrair. E sempre ofereça um prêmio! “Concurso de melhor fantasia pet”; “Concurso cultural de Carnaval”; “Sorteio de uma máscara de Stormtrooper”


Seu público é mais formal ou B2B? Siga para conteúdos mais elaborados que tragam uma solução imediata à um problema que esse empresário sofra durante este período. “Dicas para incluir o Carnaval no seu Marketing Digital”, “Aumentar a produtividade durante o Carnaval”; “Férias durante o Carnaval: como conseguir liberar a sua equipe”


Vendas:

Se o objetivo do seu post de Carnaval for vendas, entenda a fundo como o seu produto e a data podem se relacionar. Procure mostrar os seus diferenciais, oferecer produtos exclusivos e usar gatilhos mentais.


Aliar conteúdos de engajamento com anúncios de vendas traz ótimos resultados. Por exemplo, se você é uma empresa de turismo que venda pacotes para o Rio de Janeiro, pode usar um conteúdo como "Os melhores hotéis do Rio de Janeiro para este Carnaval" ou "Pontos turísticos do Rio de Janeiro para visitar durante o Carnaval", e depois anunciar um pacote especial de Carnaval para quem engajou com estes posts ou acessou o site.


Se o seu produto é algo que as pessoas buscam muito durante o período, vale a pena fazer anúncios diretamente gerando uma necessidade imediata. Por exemplo, uma loja de fantasia ou itens de artesanato pode fazer anúncios geolocalizados para explicar como o público precisa dos seus produtos e que eles estão saindo muito rápido, ou um e-commerce de cosméticos anunciar protetor solar capilar para mulheres que irão em bloquinhos de rua e querem manter o cabelo protegido e bonito.


Se o seu produto não é uma necessidade imediata para a época, vale a pena investir em promoções e descontos que incentivem a compra no Carnaval. Gere gatilho de escassez indicando que será por tempo limitado, enquanto durarem os estoques ou número limitado de cupons.


Trabalhe esses conteúdos sempre em conjunto com outros e aproveite as opções de anúncios do Facebook, Instagram e Google para aumentar as suas vendas durante o Carnaval.


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