top of page
  • Foto do escritorNáthalie Siqueira

Montando uma estratégia de marketing digital para a Páscoa

A Páscoa está chegando! E você, já preparou a sua estratégia de marketing para este período?

Datas comemorativas são épocas do ano que a economia fica muito mais movimentada. Novos empregos são gerados, o mercado é aquecido, setores como alimentos, decoração, brinquedos, turismo, entre muitos outros, percebem um aumento significativo nas vendas.


Mesmo que o seu setor não seja necessariamente um destes em destaque na Páscoa, ainda assim é importante que a sua empresa engaje e participe na conversa sobre o assunto que está em alta nas redes sociais e buscadores online. Durante a semana que antecede o feriado, as buscas pelas palavras-chave "páscoa" e "chocolate", por exemplo, aumentam em até 500% e 200%, respectivamente.


Isso significa que existe espaço e oportunidade para todas as empresas conseguirem mais visibilidade para os seus produtos e serviços. Para isso, você precisa de uma boa estratégia!


Busque momentos para entrar na conversa


Usar os termos mais buscados no feriado com certeza ajuda a sua empresa a se destacar, tanto no seu site, quanto nas redes sociais. O seu conteúdo será valorizado pelos algoritmos, que entendem o seu texto como mais relevante, já que se trata de algo muito procurado.

Trazer destaque para palavras importantes como Páscoa, feriado, doces, infantil, etc, irá atrair mais o seu público e incentivar a interação.


Entenda como o seu negócio pode entrar na conversa. Com o que a sua empresa se alinha com a Páscoa?


Veja estes exemplos para entender melhor:


• Uma marca do setor pet pode procurar falar sobre como evitar que animais de estimação comam chocolate, ou como viajar com cães e gatos de maneira mais segura no feriado.


• Uma empresa de brinquedos pode oferecer aos seus consumidores opções de presentes temáticos, ou que caibam dentro de ovos de chocolate personalizados.


• Uma construtora pode falar sobre a importância de unir a família em casa para eventos tradicionais como a Páscoa.


• Um designer de interiores pode sugerir formas simples e bonitas de decorar a casa para o feriado, ou como produzir uma decoração que não apresente riscos para crianças.


Não importa qual a sua empresa ou qual mercado abrange, feriados deste nível exigem um conteúdo personalizado! Às vezes, apenas oferecer um “Feliz Páscoa” bem produzido já mostrará ao seu seguidor que a sua empresa lembrou da data e deseja sentimentos positivos à todos.


Use de várias formas de comunicação


Quando pensamos em estratégia de marketing digital, automaticamente pensamos em redes sociais como Instagram e Facebook, mas existem diversas outras formas de se comunicar com os seus consumidores em potencial.


O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa de comunicação. A sua base de e-mails ofereceu seus dados para receber ofertas e conteúdos da sua empresa, então aproveite! É também uma ótima oportunidade de se comunicar com quem já comprou com você e conhece a sua marca. Envie conteúdos atraentes acompanhados de descontos e ofertas personalizadas. Esse público irá se conectar com os seus produtos e serviços de forma muito mais potente do que apenas um post nas redes sociais.


Blog é sempre uma ferramenta importante para estratégias de marketing digital. Uma grande oportunidade de aprimorar o seu SEO (Search Engine Optimization) e atrair novos consumidores para um conteúdo aprofundado e cheio de novas ideias.


Que tal unir forças com influenciadores para maximizar a sua estratégia? Micro e nano influenciadores possuem alto poder de engajamento e conseguem atrair ótimos resultados com investimentos mais realistas para empreendedores e pequenas empresas.


Anúncios no Meta e Google Ads conseguem conversar de forma diferente com públicos específicos, além de aumentar as chances de conversão com a segmentação mais precisa. É importante definir objetivos claros para a sua campanha, ter seus públicos bem desenhados e os interesses e palavras-chave delimitados previamente.


Unindo duas ou mais ferramentas de marketing digital irá otimizar e maximizar a sua campanha. Basta planejar com cuidado!


Cuidado com descontos e promoções


Descontos e promoções com certeza chamam muito atenção de consumidores, mas é importante ter coerência na sua estratégia.


Para muitos setores, é um período de aumento natural de vendas. Ovos de chocolate, por exemplo, não ficarão em promoção na semana pré-feriado, pois a demanda estará altíssima. Fantasia de coelho da Páscoa, decorações temáticas, etc, também terão alta demanda.


Porém, muitos outros produtos e serviços, apesar de relacionados ao feriado, não terão uma procura tão alta ou terão uma competição acirrada entre as empresas pela atenção dos consumidores. Para estes, usar de descontos e promoções é uma estratégia com resultados muito positivos.


E se o seu negócio não tem nada a ver com a Páscoa? Evite usar o período para este tipo de ação. Isso porque a atenção e orçamento das pessoas estarão tão focados no feriado, que será difícil converter em vendas concretas. Aumentar o seu reconhecimento de marca e aprofundar a conexão com os seus seguidores são objetivos com resultados de médio/longo prazo.

 

Com todas essas novas informações, é hora de colocar a mão na massa e planejar uma estratégia única e poderosa para a sua marca! Não esqueça de analisar todos os resultados para aprimorar ainda mais a sua produção no próximo ano.

50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page